Fofocas, calúnias e a idiotização do brasileiro

A internet e os aparelhos chamados de "smartphones" revolucionaram as comunicações de tal maneira que hoje a antiguíssima frase "nenhum homem é uma ilha" deixou de ser uma licença poética. 

Os mecanismos de busca do tipo Google possibilitam obter, instantaneamente, praticamente qualquer tipo de informação que se queira.

Centenas de anos de conhecimentos acumulados por todos os povos deste planeta estão à disposição - basta um clique e lá vem uma torrente de tesouros preciosos.

Ou não.

A internet também é o maior depósito de lixo, todo tipo de lixo, que existe.


Ela é o exemplo perfeito da incomensurável capacidade do ser humano de se autodepreciar como espécie.

Tudo de pior da alma humana pode ser encontrado na rede, desde os mais torpes golpes até as mentiras mais maldosas.

No Brasil não é novidade que a internet está sendo usada há vários anos como arma de guerra contra o campo progressista, ou, se quiserem, simplificando, para consolidar a dominação da Casa Grande sobre a Senzala.

O trabalho desse exército é incessante. 

Ele se vale de todas as ferramentas que a tecnologia tornou disponível: sites, blogs, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, qualquer novidade que surgir.

Como o brasileiro é um dos povos mais ingênuos e crédulos do mundo, não tem sido difícil para essa turma espalhar as mais incríveis e imbecis informações como se fossem as mais sólidas e incontestáveis verdades.

O filho do Lula é dono da Friboi.

O Lula é um dos homens mais ricos do universo.

A Dilma, terrorista sangrenta, roubou bancos.

E por aí vai, com mais ou menos variações, o repertório inesgotável de sandices que envenenam os cérebros já meio desprovidos das famosas "pequenas células cinzentas" tão prezadas pelo imortal detetive Hercule Poirot.

Do jeito como a coisa vai indo, logo mais restarão poucos neste imenso país que acreditarão que a Terra é redonda, ou que o homem e os primatas têm um ancestral comum, ou que quem vê e fala com demônios provavelmente sofre de esquizofrenia.

A disputa política, a luta de classes, a guerra ideológica, esse terremoto que abala a nação, têm efeitos muito mais profundos do que se pode supor à primeira vista.

Não é só o risco de se institucionalizar o boato, a fofoca, a calúnia, a injúria e a difamação como meios de perseguir inimigos ou de se livrar de condenações judiciais, como infelizmente já vem ocorrendo. 

O Brasil está perto de se tornar uma nação de idiotas. (Carlos Motta)

Comentários

  1. "O Brasil está perto de se tornar uma nação de idiotas." Acho que ainda falta muito pra chegar lá. Mas os representantes da categoria tem se esforçado bastante. Ja vi alguns andando na rua, com a lingua pendurada.

    ResponderExcluir
  2. "O Brasil está perto de se tornar uma nação de idiotas." Não!!! O Brasil se tornou uma nação de idiotas faz tempo!

    ResponderExcluir
  3. "Mas os representantes da categoria tem se esforçado bastante. Ja vi alguns andando na rua, com a lingua pendurada."
    Você se esqueceu dos com "olho esbugalhado".

    ResponderExcluir

Postar um comentário