O rebanho aguarda calmamente a hora do abate


A informação de que o PIB brasileiro afundou 3,6% no ano passado, depois de uma retração de 3,8% em 2015, configurando a maior recessão da história do país, dá o que pensar. Não pela tragédia econômica e social que os números indicam, porque isso qualquer criança de 6 anos sabe, mas pela indiferença com que os dados são recebidos pelas nossas autoridades.

O Brasil se derrete rapidamente.

Não há nenhuma perspectiva de melhora da economia em curto e médio prazos.

Milhões de empregos já foram exterminados, empobrecendo as famílias, corroendo a renda, e diminuindo o consumo, numa sucessão de efeitos funestos para a sociedade.

E enquanto tal barbaridade ocorre, presidente da República, ministros de Estado, senadores, deputados federais e estaduais, governadores, prefeitos, vereadores, juízes e promotores, só para ficar na esfera pública, promovem uma bacanal sem fim, na qual cada um trata de seus interesses e vive numa realidade paralela, não dando nenhuma importância ao incêndio que se alastra no mundo real.


Um exemplo é essa obscenidade que ficou conhecida como lava-jato, que a pretexto de combater a corrupção numa empresa estatal, liquidou com um setor fundamental para a economia brasileira, o da construção pesada, feriu gravemente outros dois, o da petroquímica e construção naval, e, em consequência, desempregou centenas de milhares de pessoas.

Fora o fato de que, ao insistir em perseguir uma só agremiação partidária, e, principalmente, a sua maior liderança, jogou no lixo boa parte da incipiente democracia brasileira.

O estrago que os golpistas provocaram, estão provocando e provocarão no país, em todos os setores de sua vida, é incomensurável.

Talvez seja definitivo, talvez o Brasil nunca mais recupere as condições de diminuir a degradante desigualdade social que o envergonha perante as outras nações.

Talvez nunca mais se erga e se porte como a potência global que ensaiou ser há poucos anos, durante os governos trabalhistas.

É quase certeza que os autores desse crime saiam impunes e gozem o tempo que lhes resta nesta terra em condições materiais privilegiadas.

Justiça passou a ser, no Brasil, apenas um substantivo feminino, sem nenhuma outra valoração.

E o povo brasileiro, por aceitar esse estado de coisas, pode ser comparado a um imenso rebanho, que mansamente aguarda seu fim num matadouro infecto e fedorento. (Carlos Motta)

Comentários

  1. Sem comentários. Infelizmente é o quadro com todos os detalhes perversos, da situação em que nos encontramos. Que Deus nos ilumine, e nos ajude a revertê-lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário