Empresário de transportes acredita em Papai Noel


O empresário brasileiro sofre de um problema sério: acredita nos jornalões, no que vê na Globo, e provavelmente em Papai Noel. Não fosse isso, estaria hoje engrossando o coro daqueles que gritam "fora, Temer", já que o governo do Dr. Msóclise e seu bando de picaretas não tem a menor condição de tirar o país do atoleiro em que o meteram.

A desinformação não é, porém, o único problema do empresário brasileiro.

Além de estar alheio ao que acontece no mundo - e no Brasil - ele, na média, tem limitada formação intelectual, ou seja, é burro. Somente isso pode explicar o apoio que deu ao movimento golpista que tem feito o possível e impossível para empobrecer os brasileiros, tirando-os do mercado de consumo, e afetando, dessa maneira, os negócios dos empresários.

A burrice é tanta que, segundo uma sondagem feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 53% dos empresários desse segmento, em que pese a mais grave crise que eles já enfrentaram, manifestaram aumento da confiança na gestão econômica atual, sob o comando daquela nulidade chamada Henrique Meirelles.


Interessante é que praticamente metade (49,3%) deles acredita que a retomada do crescimento da economia só será percebida em 2018, quando então poucos terão sobrevivido à recessão que se aprofunda cada vez mais.

A sondagem abrangeu um universo de 795 empresas brasileiras transportadoras de cargas e passageiros e mostrou que 60% delas sofreram diminuição da receita em 2016 e 58,8% precisaram reduzir o número de viagens.

“A restrição do acesso ao crédito para a compra de novos veículos e o aumento do custo operacional foram as principais dificuldades encontradas pelas empresas em 2016, além, é claro da crise econômica e política que afetou não só o setor de transportes, mas o Brasil todo”, diz Roberto Teixeira, diretor-executivo da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, a Fepasc.

De acordo com a pesquisa, o aumento do custo operacional afetou 74,6% dos entrevistados. Além disso, 63,7% das empresas não adquiriram veículos novos em 2016, e 44,6% não pretendem adquiri-los em 2017. A crise política também apareceu no levantamento, já que para 90,7% dos empresários esse foi um fator negativo nos resultados econômicos do setor.

O setor de transportes demitiu 52.444 trabalhadores de dezembro de 2015 a setembro de 2016. O quadro de funcionários previsto para 2017 foi reduzido por 58,1% das empresas e apenas 30% deve contratar novos funcionários.

Comentários

  1. Eu compreendo os empresários Motta. Eu que sou velho, feio, desdentado, pobre, barrigudo e desempregado, ainda tenho esperança de um dia conquistar e casar com a Xuxa. Esperança é esperança. Fazer o que?

    ResponderExcluir
  2. Agora fiquei emocionado! Coitado do velhinho. Buaaaaa! Buaaaa!

    ResponderExcluir
  3. AH! É..... Seu gaiato. Não se esqueça que você também vai ficar velho. Bilu, bilu, tetéia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário