O empresário está pessimista. Quem diria...


Índice de Confiança do Empresário Industrial

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que a confiança do empresariado brasileiro voltou a estar pessimista. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 3,7 pontos de novembro para dezembro e voltou aos 48 pontos. Após chegar perto da média histórica em setembro, com 53,7 pontos, o ICEI caiu nos três meses seguintes, acumulando queda de 5,7 pontos no período.

A pesquisa mostra também que a falta de confiança é particularmente mais expressiva entre as empresas de pequeno porte, com queda no indicador de 48,7 pontos em novembro para 44,4 pontos em dezembro. Nas grandes empresas, o índice retrocedeu de 53,5 para 50,3 pontos. Nas médias, o indicador passou de 51 para 46,7 pontos. A pesquisa envolveu 2.971 empresas em todo Brasil entre os dias 1º e 12 de dezembro. Nesta amostra, 1.174 são pequenas; 1.112, médias; e 685, grandes.

A variação negativa do ICEI em dezembro deve-se tanto por conta de uma avaliação mais negativa de suas condições de negócios como também pelas perspectivas para o futuro, que continuaram em trajetória de piora. O índice de expectativas recuou 7,1 pontos nos últimos três meses. 

Enquanto não houver uma recuperação da economia, a queda contundente da demanda e as expectativas desta para o futuro apenas farão com que o índice de confiança se deprecie. Com a queda paulatina dos investimentos, é difícil vislumbrar uma recuperação da renda e do emprego. Ações anticíclicas associadas a uma redução expressiva da taxa de juros urgem para a retomada do crescimento em um ambiente de profunda ausência de elementos que dinamizem a economia. Um ajuste fiscal em um ambiente como o atual apenas irá agudizar a recessão. Cabe saber até quando o Ministério da Fazenda insistirá em dobrar a aposta. (Igor Rocha, economista/Fundação Perseu Abramo)

Comentários

  1. Pessimista? Foram mexer em casa de abelha africana; poucos escaparão se o barco continuar à deriva.

    ResponderExcluir
  2. Imagine a nova geração de corruptinhos, que nesse momento entra na maquina publica pela janela. Cheia de sonhos de luxuria e de poder. Alo, alo empresarios! Favor comparecer com o rabo. É bom ja vir sem as calças.

    ResponderExcluir

Postar um comentário