A política poderia nos salvar. Mas ela foi destruída


O aumento do preço da gasolina depois de duas reduções que não chegaram ao bolso do consumidor; a afirmação do prefeito eleito de São Paulo de que a cidade é um "lixo vivo"; a canetada do ministro do Supremo Tribunal Federal que tirou o presidente do Senado de seu cargo. 

Notícias é que não faltam neste Brasil Novo.

Separadas, elas são apenas mais uma entre tantas a encher os portais da internet e as páginas dos jornalões.

Juntas, contam outra história.

Revelam um país profundamente ferido em suas instituições, à beira de uma ruptura social, sem rumo, com a atividade econômica em recessão, e à mercê de fugazes salvadores e justiceiros de ocasião.


O golpe que afastou a presidenta Dilma Rousseff, combinado com a atuação inconsequente de um grupo de procuradores do MP, delegados da PF e de um juiz de primeira instância, em poucos meses desarticulou de maneira quase completa as instituições da República e aprofundou uma crise econômica de tal modo que a recuperação vai levar muito mais tempo que se imaginava.

O tecido social se esgarça, a insatisfação entre os estratos mais baixos e médios cresce exponencialmente - ninguém é capaz de prever o que ocorrerá daqui a poucos meses.

Há apenas um caminho para evitar esse cenário de caos que se aproxima: o da política.

Mas ele está interditado porque assim quis a oligarquia que manda no país, essa mesma que, por meio de seus agentes na mídia, tratou de criminalizar uma das mais essenciais atividades humanas.

Anos e anos de desinformação e propaganda mentirosa promoveram uma lavagem cerebral em grande parte da população, que passou a considerar a política uma função tão baixa que só poderia ser exercida pela escória.

O resultado é isso que se vê: o pior Congresso de toda a história, o pior presidente que o Brasil já teve, uma quadrilha no comando do Executivo central.

E a aclamação de aventureiros e oportunistas como heróis de uma tragédia que não tem data para terminar. (Carlos Motta)

Comentários

  1. Só quem pode nos salvar é o Capitão Gay e seu Assistente Carlos Sueli. Quem diria que o golpe era apenas faniquito. Esses golpistas querem mesmo é aparecer na foto, ir na reunião do g20 e outras viadagens. Enquanto o País caminha para o conflito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário