Vendas do comércio não param de cair

A atividade econômica do país segue a trajetória prevista por todos que não se engajaram no golpe que resultou na queda do governo trabalhista.

A cada índice divulgado fica mais forte a certeza de que o Brasil Novo resultará numa tragédia, não só para a imensa massa de trabalhadores, mas também para grande parte dos empresários.

A pesquisa nacional de vendas do varejo do IBGE, relativa a agosto, ratifica esse prognóstico: na série com ajuste sazonal, o comércio varejista nacional registrou queda de 0,6% em volume de vendas e de 0,5% em receita nominal frente a julho de 2016. Com esses resultados, a média móvel trimestral para o volume de vendas, em trajetória descendente desde maio de 2016, mostrou recuo de 0,3%, enquanto permanece no campo positivo (0,7%) para a receita nominal.


Na série sem ajuste sazonal, em relação a agosto de 2015, o volume de vendas recuou 5,5% frente a agosto de 2015, 17ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. Com isso, o varejo acumulou nos oito primeiros meses do ano, em termos de volume de vendas, perda de 6,6%. O indicador acumulado nos últimos 12 meses mostrou recuo de 6,7%. Para a receita nominal de vendas, os mesmos indicadores apresentaram variações positivas: 6,6% frente a agosto de 2015, 5,1% no acumulado no ano e de 4,1% nos últimos 12 meses.

No comércio varejista ampliado (varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção), a variação em relação a julho de 2016 ficou em -2,0%, para o volume de vendas e em -1,2% para a receita nominal, ambas na série com ajuste sazonal. Em relação a agosto de 2015, o varejo ampliado recuou 7,7% para o volume de vendas e avançou 1,2% para a receita nominal. No que tange às taxas acumuladas, os resultados foram de -9,3% no ano e de -10,2% nos últimos 12 meses, para o volume de vendas, e de -0,6% e -1,9% para a receita nominal, respectivamente.

Comentários

  1. Enquanto durarem as minhas coisas, e esse governo doido, eu não compro nada. Nada, nem um par de sandalias havaianas. Vou usar minhas cuecas até furar. Homem previnido, não fica com as calças na mão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário