Serra e a China: um caso de esquizofrenia

Recebo um interessante e esclarecedor material de um amigo jornalista sobre a coerência do agora chanceler José Serra. As suas convicções mudam ao sabor dos ventos, revelando detalhes de sua personalidade conhecidos por muita gente, mas ignorados por outros tantos: a falta de caráter, a ignorância, o oportunismo e o carreirismo.

O texto aborda declarações de Serra sobre a relação Brasil - China.

O homem é um "jênio" ...

Comércio entre Brasil e China

"Vendemos o couro para que eles façam os sapatos e nos vendam. Isso é um absurdo. Nós estamos nos especializando em exportar empregos."

José Serra em 2010, durante um evento de sua campanha à Presidência da República

"O Brasil não tem que ter preconceito contra a exportação de produto primário, não. Nós temos capacidade, como tiveram os EUA, de exportar as duas coisas."

José Serra em palestra na Fiesp em junho de 2016

China como economia de mercado

"A troco de nada, o deslumbramento do governo Lula com a China levou-o a reconhecê-la como 'economia de mercado', dando mais proteção às suas práticas desleais de comércio." 

José Serra, no artigo "Negócio da China", publicado em 2011

"É importante a questão do reconhecimento do mercado. Mas o mundo inteiro está na expectativa desse assunto e o Brasil vai agir como observador e seguir a média mundial nessa matéria."

José Serra, durante palestra para empresários na Fiesp, em junho de 2016

Parcerias Brasil-China

"O país está desaparelhado para a nova realidade do comércio internacional, caracterizado por toda sorte de ações de concorrência desleal, sobretudo por parte da China."

Trecho do programa de governo de Serra para as eleições presidenciais de 2010

"A China, a meu ver, tem que merecer um tratamento especial nosso. Temos que ter uma área especial dentro do Itamaraty dedicada à China [...] Temos que tratar a China...puxa...é o nosso principal parceiro comercial."

José Serra, em palestra na Fiesp, em junho de 2016

Investimentos chineses no Brasil

"Como os chineses são espertos, não lhes custará fazer uma concessão aqui ou ali em matéria de investimentos que envolvam maior valor agregado e alguma tecnologia nova. Mas só um pouquinho."

José Serra, no artigo "Negócio da China", publicado em 2011

"Nos interessa bastante"

José Serra, no dia 2 de setembro deste ano, durante reunião do G20, na China, sobre demonstração do primeiro-ministro chinês, Xi Jinping, de continuar a investir em infraestrutura no Brasil. (Carlos Motta)

Comentários

  1. Da pra desconfiar... Será que é paixão? Será que arranjou um amor chines?

    ResponderExcluir
  2. Esse aí não tem coerência nem aqui nem na China!

    ResponderExcluir

Postar um comentário