Mas por que esse ódio todo?

Algo que me intriga profundamente e que se apresenta como um dos maiores mistérios desta vida é o ódio que muitas pessoas têm por determinados símbolos. 

Não estou falando de coisas, fatos ou situações concretas e objetivas.

Entendo perfeitamente que alguém odeie outra pessoa que a prejudicou, que a machucou física ou psicologicamente.

Nada mais normal que um sujeito tenha ódio de uma empresa que o enganou na venda ou contratação de um produto ou serviço.

Estou me referindo a esse ódio que a gente vê por aí, em pessoas que conhecemos, que até outro dia pareciam ser cordiais, e que agora só pensam em exterminar da face da Terra petistas, comunistas, bolivarianos, esquerdistas, homossexuais, nordestinos, negros, pobres, palmeirenses, corintianos...

Homens e mulheres aparentemente normais, mas que falam e escrevem e agem como se fossem psicopatas.

Fico pensando: mas que mal fizeram a esse povo os petistas, os comunistas, os bolivarianos, os homossexuais, os nordestinos etc etc, para que eles sejam detestados a ponto de ser até pedida a sua morte?

Não conheço, por exemplo, um indivíduo sequer, pobre, remediado, classe média ou rico, que tenha piorado de vida nos últimos anos, nesse período em que se esboçou no país uma social-democracia.

Foram, na minha modesta opinião, os anos em que o Brasil mais respirou ares democráticos - e, convenhamos, isso não é pouca coisa.

Não consigo entender essas manifestações de ódio porque sou um velho que vive de recordações e se lembra do tempo em que um dos maiores prazeres que tínhamos era a gente se reunir num boteco, tomar umas cervejas e passar horas discutindo desde o gol anulado do último Palmeiras x Corinthians até se o recém-fundado Partido dos Trabalhadores era de fato socialista, e, se fosse, que socialismo pregava para o Brasil.

E nessas discussões havia de tudo: jornalistas duros de dar dó, burgueses entediados com a vida, anticomunistas extremados, músicos desiludidos com o mercado, estudantes pretensiosos, alcoólatras irrecuperáveis, e até policiais descontentes com a ditadura militar.

Todos discordavam de todos, mas ninguém ameaçava o outro de morte.

Bons tempos...

Comentários

  1. Também não entendo, o meu dentista até hoje fica mandando manchetes da Veja e da Istoé até hoje como se fosse verdade, e baba ódio contra o PT e a Dilma, coisa inacreditável, o sujeito vive em outro mundo, incrível isso!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário