Opereta em português sobre a pandemia é lançada no YouTube



Por iniciativa própria, seis músicos - três cantores e três instrumentistas -  se uniram para buscar um novo caminho possível frente às dificuldades criadas pela pandemia do covid-19: fazer uma montagem completamente remota de uma ópera inédita, cantada em português, com linguagem musical  comunicativa e relacionada ao momento atual. 

Assim nasceu “A Peste”, opereta com música e libreto de Cyro Delvizio, um dos mais destacados violonistas, compositores e pesquisadores de sua geração, composta durante a pandemia e sobre um tema a ela relacionado. 

A obra é, provavelmente, a primeira com tais características, revelando-se um registro musical singular do momento pelo qual passa o Brasil e o mundo.

Com curta duração (cerca de 30 minutos) e poucos participantes - três cantores, três instrumentistas e equipe de produção -, a primeira parte da opereta já está disponível no YouTube (https://youtu.be/0Gk3CCFwdFQ). 

Trata-se de um vídeo com tela dividida, gravado por cada músico em sua própria residência.

Além do próprio Cyro Delvizio no violão, participam da montagem a soprano Manuelai Camargo, o tenor Guilherme Moreira, Leonardo Thieze como narrador e baixo (voz), o flautista Lincoln Sena e o violoncelista Paulo Santoro. 

Os músicos estão em campanha de financiamento coletivo para lançarem, em outubro, a segunda parte (www.kickante.com.br/campanhas/peste-uma-opereta-line-sobre-pandemia).

A narrativa traça paralelos com o momento atual da humanidade, porém está ambientada na Síria. Um príncipe está retornando a Damasco depois de uma viagem diplomática, cantando sobre sua futura glória quando for coroado sultão. Porém, logo enfrentará um grande dilema: depois de dar carona a uma velha senhora, ele descobre que ela é a peste em pessoa justamente quando chegam aos portões de Damasco. A partir daí, o príncipe se vê dividido entre seu instinto de autoproteção e seu sonho de ser o futuro sultão, refletindo também sobre sua consideração por seu povo e sua cidade.


 

Comentários