Curso aborda a importância das fotógrafas imigrantes


A Casa-Museu Ema Klabin promove o Curso Fotógrafas Imigrantes no Brasil: seus Olhares, seus Horizontes. Serão cinco encontros ministrados pela historiadora Yara Schreiber Dines. As aulas serão às quartas-feiras, das 19 às 22 horas, nos dias 20,27 de março e 3,10 e 17 de abril. Inscrições pelo site https://emaklabin.org.br/

O curso apresentará mulheres fotógrafas imigrantes, que foram referências no Brasil no início e em meados do século XX, dando um panorama da produção  dessas artistas, a partir do recorte de gênero.

De acordo com a palestrante, pretende-se expor a fértil agência de mulheres fotógrafas imigrantes no Brasil por meio de um percurso, no tempo e no espaço. O curso destaca cada um desses olhares de acordo com a sua  individualidade, ressaltando a diversidade da linguagem imagética e o amplo leque de recortes visuais destas artistas.

Yara Schreiber Dines é historiadora e antropóloga com pós-doutorado em fotografia, na ECA/USP. Professora convidada da Unesp Araraquara, Pesquisadora Associada do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - LISA/USP e Pesquisadora Associada do Grupo de Arte & Fotografia.

Sobre as aulas

1º dia – Mulheres precursoras da fotografia na Inglaterra. Imigração e fotografia.

2º dia – Gioconda Rizzo, primeira fotógrafa com estúdio em São Paulo. Fotógrafas profissionais imigrantes nas primeiras décadas do século XX: Sophia Pretzel, Irene Lenthe, Mme. Stein e outras.

3º  dia - Imigrantes pioneiras do fotojornalismo e da fotografia documental: Hildegard Rosenthal e Alice Brill.

4º dia - O advento dos anos 60: fotografia, literatura e poesia: Maureen Bisilliat e Cláudia Andujar.

5º  dia - Anos 70, 80: Referências inesquecíveis - Stefania Bril e Madalena Schwartz.

Serviço

Data:  20,27 de março e 3,10 e 17 de abril. Quartas-feiras.
Horário:  19 às 22 horas
Vagas: 30
Preço:  R$ 360
Local: Fundação Ema Klabin 
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.  Tel: 55 11 3897-3232

Comentários