CD reúne composições sacras de monsenhor Marco Frisina


“Os louvores de Deus abrem o nosso coração à beleza do Senhor e nos ajudam a elevar a alma em direção a Ele, com a oração cantada que envolve a alma, o coração, a mente e o corpo, trazendo-os à presença de Deus”, diz monsenhor Marco Frisina sobre o CD “Eis-me aqui, Senhor”, gravado nos estúdios Paulinas-COMEP, com obras suas, que reuniu os corais da Arquidiocese de Campinas e Schola Cantorum do Pateo do Collegio.

Frisina é um padre católico italiano, compositor, diretor da Pastoral Worship Center do Vaticano e autor de músicas que fizeram parte da trilha sonora de grandes filmes e de canções interpretadas por corais de todo o mundo.

O autor, que estará no Brasil em março de 2019, descreve a importância do canto na liturgia: “Cantar não significa nunca se exibir ou embelezar a liturgia com o nosso canto; significa, em vez disso, testemunhar com tudo de si a nossa fé e o nosso amor. A música eleva os corações e nos une aos nossos irmãos, fazendo-os experimentar o milagre da comunhão. O canto molda em nós a imagem do orante perfeito, daquele que faz da própria vida um canto de amor a Deus.”

Para monsenhor Frisina, esta coletânea de cantos, traduzidos pela primeira vez para o português, quer conduzir o louvor a Deus, auxiliada por alguns textos extraídos da Sagrada Escritura e por orações dos santos. 

Coro da Arquidiocese de Campinas

O Coro da Arquidiocese de Campinas, fundado em 2008 sob a direção de Clayton Dias, vem exercendo sua atividade na liturgia e em concertos de música sacra e tornou-se referência e inspiração para novos coros no Brasil. Em 2016, na sua primeira peregrinação à Europa, cantou na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante uma canonização presidida pelo Papa Francisco, na Porziuncola (Assis) e na Catedral de Lisboa. É filiado à Associação Internacional de Estudos de Canto Gregoriano (AISCGre).

Schola Cantorum do Pateo do Collegio

A Schola Cantorum, fundada em 2005 pelo Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, é composta por membros da Comunidade do Pateo do Collegio, local de fundação da cidade de São Paulo. Por meio do canto na liturgia e de concertos de música sacra, a Schola se tornou referência de qualidade neste cenário. Desde 2009, está sob a direção do mestre de capela e organista titular do Pateo do Collegio, Felipe Bernardo.

Comentários