Como é feito o filme nacional de baixo orçamento


O canal de TV por assinatura Prime Box Brazil estreou a série documental de 13 episódios ‘Cine Barato’. Dirigida pelo cineasta Álvaro Andrade, a produção acompanha a jornada do cinema brasileiro contemporâneo de baixo orçamento. Revela como são produzidos, onde podem ser vistos e os desafios que os produtores enfrentam no limite da falta de dinheiro para pagar contas. O programa é exibido às segundas-feiras, às 21 horas, com reprises às terças-feiras, às 9 horas, sextas-feiras, às 14 horas, e sábados, às 2 horas.

A série ‘Cine Barato’ foi filmada durante visitas a sets de filmagens à margem dos principais polos de cinema do país, em festivais de cinema, produtoras e ilhas de edição. Apresenta uma série de entrevistas com cineastas de gerações diversificadas para abordar temas como leis de incentivo, relação entre profissionalismo e amadorismo, direitos autorais, cinemas feitos na periferia e interior do país, relação entre trash e o punk e a importância do audiovisual indígena.

Assim como a realidade dos personagens retratados, a série ‘Cine Barato’ foi produzida com baixo orçamento. “A série não tem um formato definido, por isso tivemos de encontrar soluções para problemas específicos. Cada episódio foi uma aventura diferente, produzido por uma equipe pequena, mas talentosa. Alguns entrevistados vieram a trabalhar na produção e eu também acabei me tornando personagem”, conta o diretor Álvaro Andrade. Ele acrescenta: “No fim, o maior acerto acabou sendo a escolha dessas pessoas. São artistas de muito talento e conhecimento nos temas abordados. A série acabou virando um grande debate sobre orçamento, cinema e sobrevivência, realizada com total liberdade, improviso e amor pelo cinema.”

Sinopse por episódio

1. Os produtores | Cavi Borges (RJ) e Amina Jorge (SP)
Nome obrigatório da produção de baixo orçamento, o carioca Cavi Borges conversa com a equipe do ‘Cine Barato’, enquanto produz um filme do mestre do cinema de invenção Luiz Rosemberg Filho. Já em São Paulo, quem recebe em seu escritório a equipe da série documental é a jovem produtora Amina Jorge.

2. Super 8 | Renato Coelho, Priscyla Betim e Rodrigo Sousa & Sousa, de São Paulo
Durante o Festival Super Off, dedicado somente a filmes rodados na bitola Super 8, os cineastas Priscyla Bettim, Renato Coelho e Rodrigo Sousa & Sousa comentam os desafios de produzir no formato e também mostram o processo de revelação caseira da película.

3. Faroeste | Arlindo Filho (SP) e Manoel Loreno (ES)
No interior do país, em Presidente Prudente (SP) e Mantenópolis (ES), a equipe do ‘Cine Barato’ conversa com o paulista Arlindo Filho e o capixaba Manoel Loreno, dois cineastas que têm no gênero faroeste sua grande paixão. O episódio acontece em meio a duelos dos quais eles mesmos são os protagonistas.

4. Cinema engajado | Carlos Pronzato (ARG/SP) e Aiano Benfica (MG)
O argentino radicado no Brasil Carlos Pronzato e o mineiro Aiano Benfica são dois representantes de gerações distintas do cinema militante. Entre ocupações urbanas, exibições e uma cerveja na praça, eles falam das especificidades do cinema que busca intervir na política nacional.

5. Indígena | Patrícia Ferreira (RS) e Alberto Alvares (RJ)
A equipe do ‘Cine Barato’ entrevista Patrícia Ferreira e Alberto Alvares, importantes cineastas da etnia Guaraní. Enquanto ela participa de um evento em São Paulo, ele mostra sua ilha de edição, fala da importância do audiovisual para seu povo, de seu começo no cinema e das dificuldades para sobreviver só da arte.

6. Periferia | Irmãos Carvalho (RJ) e Lincoln Péricles (SP)
Além de personagens, os cineastas cariocas Marcos e Eduardo Carvalho e o paulista Lincoln Péricles são também montadores do episódio. O diretor Álvaro Andrade, por sua vez, acaba virando entrevistado, quando Péricles o intima a discutir a questão de classe no cinema.

7. Os coletivos | Osso Osso (RJ) e Cual (BA)
Em Salvador e no Festival de Brasília, a equipe da série ‘Cine Barato’ conversa com o coletivo baiano Cual, que se conheceu na faculdade e hoje é nome frequente em premiações por todo o país. Já o coletivo carioca Osso Osso concede entrevista em clima de despedida: o programa marca o fim de suas atividades.

8. Cinema Queer | Surto & Deslumbramento (PE) / Leona Vingativa e Aleijada Hipócrita (PA)
O premiado coletivo Surto & Deslumbramento (PE) se encontra com Leona Vingativa e sua rival Aleijada Hipócrita (PA) para filmarem juntos a aguardada continuação da saga Leona Assassina Vingativa (2009), que fez da performer paraense uma diva do mundo queer brasileiro.

9. Estreantes | Juliana Antunes (MG) e Yasmin Thayná (RJ)
A mineira Juliana Antunes e a carioca Yasmin Thayná sacudiram o cinema brasileiro com seus primeiros filmes. Nomes incontornáveis da novíssima geração, as diretoras falam de suas filmagens com baixo orçamento e das dificuldades de fazer cinema sendo mulher e negra no Brasil.

10. Arquivo | Arthur Tuoto (PR) e Marcos Bertoni (SP)
Cineastas de gerações e estilos diferentes, o paulista Marcos Bertoni e o paranaense Arthur Tuoto têm em comum características bem peculiares: os dois fazem filmes completamente sozinhos e sem grana, e para isso utilizam majoritariamente material de arquivo catados da internet ou do lixo.

11. Estudantes | Eliciana Nascimento (EUA) e Everlane Moraes (Cuba)
Nesse episódio, as próprias cineastas se filmam para falar sobre educação e cinema desde suas experiências fora do Brasil. A sergipana Everlane Moraes conclui seus estudos na prestigiada EICTV, em Cuba, e a baiana Eliciana Nascimento faz filmes enquanto ensina em uma universidade dos EUA.

12. Terror & Punk | Peter Baiestorf (SC) e Marcelo Appezzato (SP)
O punk rock influencia os cinemas do catarinense Petter Baiestorf e do paulista Marcelo Appezzato com resultados bem diferentes. Enquanto contam sobre seus modelos de produção, o episódio os transformam em personagens de programas diferentes em uma inusitada homenagem à TV.

13. Êxito internacional | Leonardo Mouramateus (CE/POR) e João Paulo Miranda (SP)
O cearense radicado em Portugal Leonardo Mouramateus e o paulista João Paulo Miranda Maria vêm fazendo sucesso com seus filmes de baixo orçamento em festivais importantes como Cannes e Veneza. Nesse episódio experimental gravado pela internet, eles falam de sua relação com esses espaços.

Serviço

Seriado ‘Cine Barato’
Novos episódios: todas as segundas-feiras, às 21h
Reprises: terças-feiras, às 9h; sextas-feiras, às 14h; e sábados, às 2h
Episódios:13
Duração: 26 minutos por episódio
Classificação indicativa: Livre
Principais operadoras de TV por assinatura: NET, Claro TV, Oi TV e Vivo TV
--------------------------------------------------------------------------------------------
FAÇA SEU NEGÓCIO VIRAR NOTÍCIA!
Um press release de seu produto ou serviço é mais eficiente e custa muito menos do que qualquer publicidade. 
Aproveite nosso preço promocional - apenas R$ 150 por release - e espalhe a sua notícia pela internet!
Entre em contato: servicojornalistico@gmail.com

Comentários