Mestre Solano leva a guitarrada do Pará ao Rio


Mestre Solano é um dos principais representantes da guitarrada, gênero musical instrumental brasileiro surgido no Estado do Pará, oriundo da fusão do choro com o carimbó, cúmbia, merengue, mambo, bolero o movimento iê-iê-iê, entre outros ritmos. Com 65 anos de carreira, o músico vai ao Rio de Janeiro para uma série de três shows (26, 27 e 28 de outubro) no teatro de arena da CAIXA Cultural, onde apresentará o repertório de seu mais recente CD, "As Guitarras de um Mestre". Os shows contarão com a participação especial dos artistas Juca Culatra, na sexta, Silvan Galvão, no sábado, e DJ Mam, no domingo.

As "Guitarras de um Mestre", álbum que serve de base para os shows do Rio de Janeiro, é composto por 12 músicas, sendo 10 delas autorais. Nesse álbum, o Mestre faz duas homenagens a dois outros artistas: Mestre Vieira,precursor da guitarrad, e Sebastião Tapajós, com quem já gravou outros trabalhos. Mestre Solano considera que essas honras são mais que merecidas e ainda celebram a força das parcerias artísticas tão necessárias e importantes.

Guitarrada, lundu, cumbia, lambada, brega, forró, merengue, calipso, carimbó, zouk e bolero. Esses são apenas alguns dos gêneros musicais por onde passeia Mestre Solano, que ainda criança, aos 13 anos de idade, tornou-se músico passando pelo banjo, bateria, bumbo e finalmente a guitarra. Tal percurso plural fez dele um músico versátil para os ritmos brasileiros e foi nessa jornada que ele desenvolveu sua sonoridade inconfundível marcada pelo toque exclusivo da sua guitarra, o que acarretou a alcunha de o Rei da Guitarrada.

Mestre Solano tem sua obra marcada pela originalidade, inventividade pautada na cultura popular e qualidade do repertório, já gravado e distribuído em seus 19 álbuns. Nascido em Abaetetuba, interior do Estado do Pará, sua carreira rompeu as barreiras geográficas da Amazônia chegando aos palcos da Argentina, Suriname, Guiana Francesa, Venezuela e Cuba.

Nacionalmente, seu trabalho é também bastante reconhecido. Exemplo disso é o sucesso da música “Americana”. Outro marco na carreira de Solano foi o patrocínio do seu 17º álbum intitulado “O Som da Amazônia”, pelo projeto Natura Musical. A chancela possibilitou ainda a turnê de divulgação do CD e um clipe da música de trabalho, de mesmo nome o qual foi premiado.

Essa obra precisou ser reeditada, já com recursos próprios, tamanha foi a procura, que fez esgotar em pouco tempo os mil exemplares. Mais um destaque na carreira do Mestre, foi a música “Rei Solano” de autoria do violonista Sebastião Tapajós, e que, interpretada por Mestre Solano, integrou a novela “A força do querer” ( Rede Globo, 2017) como música tema da personagem de Ísis Valverde, a Ritinha.

Ficha técnica

Show MESTRE SOLANO - SUA MAJESTADE A GUITARRADA

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro -Metrô e VLT: Estação Carioca)

Data: 29, 27 e 28 de outubro de 2018 (sexta, sábado e domingo)

Horário: 19 horas

Informações: (21) 3980-3815

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13 às 20 horas

Duração: 90 min

Classificação Indicativa: Livre

Capacidade: 226 lugares (mais 4 para cadeirantes)

Comentários