Memória inspira exposição da Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí


Uma das mais atuantes entidades culturais do país, a Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí (AAPJ), vai inaugurar, dia 3 de outubro, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (Av. Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos, Vila Arens, Jundiaí/SP), a exposição "Pelos Rios da Babilônia", que comemora os seus 44 anos de existência.

A associação foi oficialmente fundada em 14 de outubro de 1974, e nasceu da iniciativa de um grupo de artistas da cidade que montou, em 1972, uma mostra de artes no Clube 28 de Setembro. A exposição reuniu artistas recusados pelo 1º Encontro Jundiaiense de Artes, promovido pela prefeitura. Depois da mostra, os artistas continuaram se reunindo, na casa do pintor e gravador Antônio Thyrso Pereira de Souza, até que resolveram fundar uma associação que cuidasse de seus interesses. Thyrso foi o primeiro presidente da entidade.

Nos anos seguintes, a associação promoveu vários salões de arte contemporânea, que tiveram a participação de artistas de todo o país, mostras individuais e cursos de desenho de pintura, inicialmente dados por Issis Martins Roda, que também presidiu a entidade. 

A exposição que vai marcar o 44º aniversário da entidade se estende até o dia 27 de outubro. Ela tem curadoria do seu atual presidente, Marco Antônio Scarelli, e contará com obras dos artistas Alex Roch, Crismontez, Gabriel Mendes, Márcia Piva, Marckos Pamplona, Paulo Gomes, Regina Kalman e Vera Palermo.

"Pelos Rios da Babilônia" é um antigo cântico judeu que vem sendo gravado geração após geração em vários idiomas e estilos musicais. O cântico fala sobre a memória, tema que inspirou a criação das obras que estarão expostas. Segundo a curadoria da mostra, nela os artistas procuraram retratar suas próprias memórias, esclarecendo como a arte entrou em suas vidas, tornando-se uma paixão e até mesmo uma profissão.

Mais sobre a Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí pode ser encontrado em sua página no Facebook: https://www.facebook.com/aapjartesvisuais/

Comentários