Documentário registra processo criativo de Gilberto Salvador


Neste sábado, 16 de junho,  a partir das 12 horas, a Galeria Emmathomas (Alameda Franca, 1054, Jardins, São Paulo) lança o documentário Régua e Compasso, projeto fomentado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), idealizado pela Fundação Gilberto Salvador e produzido pela Castanheira Produções.

O filme é um registro do processo de criação e elaboração que o artista Gilberto Salvador utiliza para fazer suas esculturas e como elas se ajustam aos espaços arquitetônicos e urbanísticos.
 

Régua e Compasso exibe o acompanhamento da feitura de uma única obra, o desenvolvimento desde sua germinação na concepção, à produção e instalação; e abrange a linguagem do desenho como instrumento fundamental do artista, que tem formação em arquitetura.

Para o desenvolvimento do documentário, as equipes envolvidas acompanharam todo o processo de criação, produção e instalação da obra Zíper Concha 2, no Senac em São Miguel Paulista, uma das grandes esculturas de Gilberto Salvador em espaço público.
 

O artista ainda conta com diversas obras em espalhadas no Estado de São Paulo, como Uma Lua Para Carmen, na rua Groelândia; Voo de Xango, na estação Jardim São Paulo do Metrô; Painel Cerâmico Voo de Aproximação, na estação Largo Treze do Metrô; Zíper Concha, na Cinemateca Brasileira; Espheropéia, no Parque da Juventude, entre outras.
 

Sob a gestão do artista, colecionador e empresário Marcos Amaro e direção artística do curador Ricardo Resende, a Emmathomas inaugurou recentemente um novo espaço no Jardins. A galeria está de volta ao mercado de arte com uma proposta mais ousada e inovadora, rompendo amarras e apresentando ao público um corpo de artistas diverso.

Comentários