Violão de Fábio Zanon passeia entre clássicos e autores latino-americanos


Um dos maiores nomes do violão no cenário mundial, o brasileiro Fábio Zanon abre a temporada 2018 da Série de Violão da Cultura Artística, nesta terça-feira (24/4) às 21 horas, no Auditório do Museu Brasileiro de Escultura (MuBE). O repertório mescla grandes autores do repertório clássico, compositores que deixaram um importante legado ao violão e autores latino-americanos.

A abertura fica com a Kindersonate (Sonata para crianças), de Robert Schumann, seguida da Primeira Grande Polonaise, de Jan Nepomucen Bobrowicz, virtuose polonês do violão. A Suíte em Mi Menor, de Bach (obra originalmente escrita para alaúde) dá sequência ao programa, que ainda tem a Sonatina em Lá Maior, de Federico Moreno Torroba, compositor espanhol que é um dos mais importantes autores do violão.

A última parte da apresentação é dedicada a seis autores latino-americanos, de quem Zanon interpreta pequenas peças: Patrick Roux (Scenes panoramiques: Aurore Boréale), Agustin Barrios (Danza paraguaya), Juan A. Rodriguez (Coral del Norte - Zamba chilena no.1), Antonio Lauro (Virgílio), Frantz Casséus (Dance of the hounsies) e Paulo Belinatti (Emboscada).


Além de violonista, Zanon se destaca como regente, professor, escritor e comunicador e, tanto com seus estudos quanto com a prática musical, tem contribuído para ampliar a presença do violão no universo da música clássica.


Dentre suas conquistas, estão o Prêmio Bravo! de Melhor CD Erudito do Ano por sua gravação da obra de Villa-Lobos, álbum também indicado para o prêmio Artista Prime do Ano. Seu CD com a estreia mundial do Concerto para Violão e Orquestra, de Francis Hime, no qual toca acompanhado pela Osesp, sob regência da maestrina Alondra de la Parra, foi indicado para o Grammy Latino na categoria Melhor CD de Música Clássica.


Desde 2008, Zanon é professor visitante da Royal Academy of Music, de Londres, além de já ter ministrado cursos nas mais importantes escolas, como a Juilliard, em Nova York e o Conservatório de Moscou. Como solista, tem se apresentado em algumas das salas mais importantes como o Royal Festival Hall, em Londres, o Carnegie Hall, em Nova York, e a Philharmonie, de São Petersburgo, com um repertório que vai do tradicional ao mais inovador.

Nos últimos anos estreou várias obras contemporâneas e integrou ao seu rol de interpretações diversas obras-primas esquecidas. Com extensa carreira, Zanon já se apresentou em mais de 40 países e se debruça sobre a história e valorização da música brasileira, sendo autor de uma obra sobre Villa-Lobos, pela Editora da Folha.


A programação da Cultura Artística dedicada ao instrumento de cordas segue em maio, com o croata Zoran Dukic, amplamente premiado e considerado um dos mais importantes violonistas da atualidade.

Em agosto, um destaque da nova geração de violonistas se apresenta por aqui. É o australiano Campbell Diamond, vencedor de competições nacionais e internacionais e que já integrou grupos de câmara e atuou como solista em diversos concertos pelo mundo.


Representante de outra geração de músicos, o violonista alemão Tilman Hoppstock se apresenta em setembro pela Série. Reconhecido por sua trajetória profissional como instrumentista, professor, musicólogo e editor, desde 1978 ele percorre pelos mais importantes centros culturais do mundo.


E para fechar a temporada de violão, a Cultura Artística apresenta o Brasil Guitar Duo, em outubro. Formado pelos brasileiros João Luiz e Douglas Lora, combinam repertório clássico com ritmos tradicionais brasileiros.


Programa

Robert Schumann (1810-1856)
Kindersonate (Sonata para crianças), op.118a


Jan Nepomucen Bobrowicz (1805-1881)
Primeira grande polonaise, op.24


Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Suite em mi menor, BWV 996


Federico Moreno Torroba (1891-1982)
Sonatina em lá maior
 

Seis Miniaturas Latino-Americanas:
Patrick Roux (1962). Scenes Panoramiques: Aurore Boréale
Agustin Barrios (1885-1944). Danza Paraguaya
Juan A. Rodriguez: Coral del Norte (Zamba Chilena no.1)
Antonio Lauro: Virgílio
Frantz Casséus (1915-1993). Dance of the Hounsies
Paulo Belinatti (1950) Emboscada

SERVIÇO


Cultura Artística apresenta Fábio Zanon pela Série de Violão 2018
Quando: 24 de abril (terça-feira), às 21h
Onde: Auditório do Museu Brasileiro de Escultura (MuBE)
Endereço: Rua Alemanha, 221 - Jardim Europa, São Paulo/SP
Capacidade: 192 lugares
Mais informações: (11) 3256-0223
Estacionamento: R$ 25 – entrada pela Rua Alemanha, 221
Ingressos: R$ 75 (inteira) – Ingressos esgotados
 

Comentários