MIlton Hatoum fala sobre sua obra na Escola de Sociologia e Política


A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) vai receber no dia 23 de abril o escritor Milton Hatoum (foto), autor de livros consagrados como “Relatos de um certo Oriente” e “Dois Irmãos”. O encontro começará às 19 horas, no auditório da FESPSP.

Hatoum conversará com os estudantes e a comunidade sobre “Cinzas do Norte” e o seu mais recente romance “A Noite da Espera”, primeiro volume da série “O lugar mais sombrio”. A obra está localizada no período da ditadura militar brasileira e trata sobre amor, amizade, arte, política e violência.


Os alunos do primeiro ano do curso de sociologia e política estão estudando "A Noite da Espera". Para eles, essa será a oportunidade de conversar com um dos maiores autores brasileiros e tirar dúvidas sobre técnicas, pesquisa, processos criativos, inspirações e a continuação da série "O lugar mais sombrio".


"A noite da Espera"


Nos cinco anos que Martim passa em Brasília, faz anotações intermitentes sobre sua vida de estudante no colégio e, depois, na universidade. A expectativa de rever a mãe cresce no contexto turbulento e brutal da ditadura. Nessa atmosfera de dúvidas, apreensão, violência e trauma, desenvolve-se o enredo de “A noite da espera”, até a dissolução final do grupo de amigos: a Tribo de Brasília.


Este romance de formação – no qual as memórias do narrador são transcritas e repensadas em Paris – ecoa com força no nosso tempo, em que o impasse político e a desmoralização das instituições estão no centro da crise brasileira. Por isso, pode ser lido como um romance da desilusão, que lança ao futuro o travo amargo de jovens estudantes cujo sonho era um país mais humanizado e menos desigual e injusto.


Serviço


Evento: Milton Hatoum na FESPSP
Local: Auditório da FESPSP (Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo/SP – 7° andar).
Dia: 23 de abril de 2017, segunda-feira.
Horário: A partir das 19 horas.
Não é necessário fazer inscrição prévia para assistir à palestra.

Comentários