Grupo brasileiro apresenta em Motevidéu obra inspirada em Benedetti e Galeano


A companhia teatral brasileira Ponto de Partida apresenta “Voy a Volver” entre os dias 18 e 22, e 28 e 29 de abril, em Montevidéu.

A apresentação, que ocorrerá na sala César Campodónico do teatro El Galpón, trata-se de uma obra que representa a resistência latino-americana ao exílio. A diretora-geral Regina Bertola se baseou e inspirou em textos dos escritores uruguaios Mario Benedetti y Eduardo Galeano, amarrando a trama de própria autoria aos testemunhos reais de atores da época que deram origem as histórias, situações e improvisos bem dramáticos da obra.


Conta a história real de perseguição que o grupo teatral mais antigo da América Latina: El Galpón, de Montevideo, sofreu durante a ditadura. Tiveram seus teatros, escolas, patrimônios e status legal expropriados, alguns dos integrantes foram presos e torturados.


Os que permaneceram em liberdade formaram novos grupos de resistência artística e outros foram exilados por anos no México, onde, curiosamente, viveram uma das fases mais efervescentes da companhia. Após os anos de exílio, de volta a casa, foram recebidos e ovacionados por milhares de pessoas que lotaram a Rambla de Montevidéu.

A intervenção busca conscientizar os visitantes da importância falar do tema, ainda que polêmico, como parte do respeito ao livre arbítrio de cada um incluso dentro do universo da arte. A capital uruguaia dá um banho de cultura, civilidade e arte. Assunto mais que interessante para quem estiver por lá. 

Comentários