Fim de semana tem jazz e choro gratuitos em Porto Alegre


Em sua segunda edição, o projeto Homenagem ao Jazz contempla uma série de atividades – todas com entrada franca –, como shows em pubs de Porto Alegre e apresentações de chorinho no Palco Choro Plauto Cruz – criado para homenagear o flautista porto-alegrense, falecido recentemente.

As apresentações rolam na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana, nos dias 27 e 28 de abril (sexta e sábado), com shows do grupo Choro Novo (Oficina de Choro Santander Cultural), Nani Medeiros (foto), Mathias 7 Cordas e Terra Brasilis.

Um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul, Plauto Cruz recebe essa homenagem pela importância de sua obra e sua excelência como músico.


– O jazz é uma música que inclui diversas manifestações musicais, que se amalgama com outros estilos e se estrutura nessa liberdade de criação. Tem em comum com o choro, o improviso, no qual Plauto era mestre. Assim, é com absoluta naturalidade que incluímos o choro no Homenagem ao Jazz, e Plauto Cruz, com sua mágica flauta e seu carisma musical contagiante, é o nome perfeito para esta comunhão entre os gêneros – afirma Carlos Badia, curador do projeto.


Outra característica do projeto é o incentivo à formação de público para o jazz. Para tanto, nessa edição serão realizadas 45 oficinas musicais para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e ONGs. As oficinas serão realizadas em junho, ministradas por Alexandre Missel, Pedro Henrique Sena e Guilherme Sanches.


Além dessas atividades, a Poa Jazz Band – banda itinerante do Poa Jazz Festival – vai levar música para as ruas e locais públicos de Porto Alegre. Serão 15 saídas-surpresa, em que a já conhecida e animada banda vai interagir com as pessoas e divulgar a programação do projeto.

Comentários