Cinco dias de homenagens a Edino Krieger



De 25 a 29 de setembro, Santa Catarina receberá pela segunda vez o Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger. Com cinco dias de programação, o evento inclui atividades em Brusque, cidade natal do compositor, e em Florianópolis. Para atingir o objetivo de eternizar a figura de Edino Krieger na história e na agenda cultural do Estado, a estrutura do Festival apresenta discussões e recitais com obras do compositor, contando também com sua presença durante o evento.

Este ano, serão palco das atividades o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Teatro Ademir Rosa (CIC), Hospital Infantil Joana de Gusmão, Auditório do departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Instituto Aldo Krieger em Brusque. Em busca de uma verdadeira democratização cultural, a programação é gratuita e aberta ao público em geral.


Nascido na cidade de Brusque (SC), em 1928, Edino Krieger começou sua instrução em violino aos 7 anos. Pouco tempo depois, conquistou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música e estudou por um ano na renomada escola de música Juilliard School of Music de Nova York. É um dos principais nomes da criação musical brasileira. Seu catálogo inclui cerca de 150 obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratório, música de câmara, obras para coro e para vozes e instrumentos solistas, além de partituras incidentais para teatro e cinema.

As composições de Edino têm sido executadas com frequência no Brasil e no exterior. Recebeu, entre outros, o Prêmio Música Viva, o Prêmio Internacional da Paz, o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição do Ministério da Educação, foi agraciado com a Medalha de Honra do Cinquentenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Medalha Anita Garibaldi de Santa Catarina.


Foi construindo, aos poucos, sua reputação de compositor com música de câmara e sinfônica, peças para teatro e cinema. Estudou composição com Lennox Berkeley e trabalhou com terapia musical no Hospital do Engenho de Dentro. Foi presidente da Academia Brasileira de Música e um dos compositores homenageados do II FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira).


Mais informações:

https://www.facebook.com/MCBedinokrieger
http://mcbsc.com.br

Comentários