Portal reúne 1.200 partituras de música popular brasileira


Já está disponível no portal da Fundação Nacional de Artes – Funarte o Songbook Online Internacional, que reúne partituras musicais de importantes autores da música brasileira, como Antonio Carlos Jobim, Chiquinha Gonzaga, Edu Lobo, Chico Buarque, Ernesto Nazareth, Eduardo Souto, Milton Nascimento e Zequinha de Abreu, entre outros. 

O projeto Songbook Online Internacional é organizado pelo Centro da Música – responsável pela produção do conteúdo e organização geral –, com a parceria do Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Cultura (Deint/MinC), encarregado da editoração e distribuição. A seleção das partituras conta com a participação de importantes instituições de pesquisa musical do Brasil, além de dois especialistas, os professores e pesquisadores Paulo Aragão e Marcelo Jardim, para o trabalho técnico na organização das partituras selecionadas.


Inicialmente, podem ser baixadas as Partituras Brasileiras Online – Volumes 1 e 2. Os textos que norteiam as coleções estão disponíveis em português, inglês, espanhol e francês. No caso da compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga (1847-1935), o Instituto Moreira Salles cedeu 13 partituras; no do maestro Antonio Carlos Jobim (1927-1994), o Instituto que leva o nome do compositor cedeu à Funarte mais de 60 partituras. A editora Gilly Music, que trabalha com transcrição e edição de songbooks de música popular e publicação de métodos diversos, forneceu partituras para piano, canto e violão que integram a coleção dos músicos Edu Lobo e Chico Buarque, abrangendo praticamente toda a parceria da dupla de compositores. Constam agora do acervo do Songbook Online Internacional da Funarte desde a primeira composição, Moto-Contínuo, até a versão completa de O Grande Circo Místico, um dos mais emblemáticos álbuns de toda a discografia brasileira.


O projeto vai reunir cerca de 1.200 partituras iniciais, cedidas por mais de 15 instituições e alguns compositores. Serão organizadas partituras de música brasileira divididas para música popular, música erudita e para bandas de música.


A seleção das partituras terá como critério o equilíbrio na distribuição entre os autores, a excelência estético-formal do repertório e a relevância da obra e dos autores para a criação musical brasileira.

Comentários

  1. O candidato Bolsonaro, convidou o produtor de filmes pornos,Frota, para ser seu ministro da cultura. É possivel que , em contrapartida, o produtor convide Bolsonaro para protagonizar sua proxima produção:" Um presidente no puteiro do planalto." Record de bilheteria na certa.

    ResponderExcluir
  2. O Ministro Gilmar, mandou um reporter de jornal, enfiar a pergunta na bunda. É a tal coisa. Ordens são ordens. Não adianta ficar de chororo nem de mimimi. Enfia de uma vez só pra acabar logo. Ainda bem que a pergunta não era muito extensa. Já pensou???

    ResponderExcluir

Postar um comentário