Dona Ivone Lara, a força da mulher na música popular brasileira


Carlos Motta

A música popular brasileira deve muito às mulheres. Muitas delas a engrandeceram e a ajudaram a se tornar um dos mais ricos tesouros da humanidade.

Essa volumosa corrente de beleza, todos sabem, começou com a revolucionária, em todos os sentidos, Chiquinha Gonzaga, lá pelo fim do século XIX.

O trabalho da maestrina deu frutos extraordinários - a lista de instrumentistas, cantoras e compositoras populares brasileiras é imensa, em quantidade e qualidade.

Uma, porém, merece todas as homenagens possíveis. Trata-se de Ivone Lara, ou melhor, Dona Ivone Lara, nascida em 13 de abril de 1921, no Rio de Janeiro, prestes, portanto, a completar gloriosos 97 anos de idade.

Dona Ivone Lara, a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba, a sua querida Império Serrano, é autora de dezenas de composições que se tornaram clássicos da música popular brasileira - "Sorriso Negro", "Acreditar", "Sonho Meu", "Quem Disse Que eu te Esqueço",  "Nasci Pra Sonhar e Cantar", "Tiê", "Sorriso de Criança" e "Força da Imaginação" são apenas algumas de suas canções mais conhecidas.

Seu parceiro mais constante foi Délcio Carvalho, também como ela um intérprete de voz rara.

A vida de Dona Ivone Lara daria um filme, um filme dos bons. Sua vida e obra podem ser conhecidas no site que leva o seu nome (clique aqui).

E enquanto essa excepcional artista aguarda as homenagens do Brasil oficial, o Brasil real não para de prestar tributos a ela. São várias as músicas compostas em louvor da "Grande Dama do Samba". Uma delas, "Canto de Rainha", dos grandes Arlindo Cruz e Sombrinha, se destaca. O vídeo abaixo é uma beleza só - uma beleza que evoca um país gigante, que se faz anão por culpa de alguns homens sem música em suas almas.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=164&v=eaMCkbikUGw

Canto de Rainha

(Tentando)
Tentando esquecer os amargos da vida
Um dia saí
E consegui disfarçar minha solidão
Pois descobri algo mais que a inspiração

Quando ouvi Ivone cantar
E vi toda a poesia pairar no ar

Seu canto entrou na minha vida
E fez o que quis
Hoje até posso afirmar
Samba é minha raiz
Quem nasceu pra sonhar e cantar
E tem sorriso de criança
Pode embalar em cada canto uma esperança
E eu descobri o que é viver
E não é sonho ver
O fruto de tanta maldade desaparecer
Se o mundo inteiro ouvir
Ivone cantar ao alvorecer
(Mas olha)
Olha como a flor se acende
Se o mundo inteiro ouvir
Ivone cantar ao alvorecer
Tiê, tiê
Oia lá, oxá
Se o mundo inteiro ouvir
Ivone cantar ao alvorecer
(Acreditar)
Acreditar eu não
Se o mundo inteiro ouvir
Ivone cantar ao alvorecer
(Liberdade)
Liberdade
Se o mundo inteiro ouvir
Ivone cantar ao alvorecer
Força da imaginação, vai lá
Se o mundo inteiro ouvir
Ivone cantar ao alvorecer
(Sonho meu)
Sonho meu, sonho meu
Se o mundo inteiro ouvir
Ivone cantar ao alvorecer


Comentários