Campinas terá festival de bandas covers


Nos dias 7 e 8 de abril, o Mercado Mundo Mix, evento de economia criativa, volta a Campinas com uma grande novidade: o I Festival de Bandas Covers. Para esta edição, duas bandas já confirmaram presença: a Reggae Spirit, inspirada no lendário Bob Marley, e a Faroeste Caboclo, cover do Legião Urbana. A banda de destaque do festival será convidada a se apresentar na estreia do Mercado Mundo Mix São Paulo, na Vila Madalena.

Desta vez, a feira desembarca pela primeira vez no CIS- Guanabara, antiga estação de trem da Mogiana, das 12 às 20 horas. Restaurada em diferentes etapas, tombada pelo Condepacc em 2004 e pelo Condephaat em 2018, a estação, cedida em comodato à Unicamp, mais uma vez chancela o evento, quase 20 anos depois das famosas edições do MMM realizadas em seu campus. Serão centenas de expositores de moda, decoração, artesanato e gastronomia espalhados pelo pátio do CIS-Guanabara e uma série de atividades gratuitas, entre palestras e workshops sobre empreendedorismo, novos negócios e formas de sustentabilidade e economia circular, no I Encontro de Economia Criativa do Mercado Mundo Mix.


Com o intuito de transformar a criatividade em resultado e, mais do que isso, pensar as relações em comunidade, o evento propõe um novo olhar sobre o empreendedorismo, que pede multidisciplinaridade e atenção às novidades e que tem a economia criativa e colaborativa como seu carro-chefe.

Bandas


Renato Nascimento e Banda Legião Urbana Cover Faroeste Caboclo se apresentam há muito tempo como cover oficial da banda Legião Urbana. Com 18 anos de estrada,  a banda já dividiu palco com algumas das mais expressivas bandas do rock nacional, como Titãs, Paralamas, Ira, Los Hermanos, Pato Fú, Capital Inicial, Jota Quest e Zé Ramalho, entre outros, além de apresentações especiais com os ex-integrantes da Legião Urbana, Dado Villa Lobos, Renato Rocha (Negrete) e Marcelo Bonfá. No repertório, todos os grandes sucessos da banda inspiração, assim como trabalhos solo de Renato Russo. “Nossos shows são sempre uma emocionante celebração à memória desse fabuloso poeta”, diz o vocalista Renato Nascimento. A Banda Legião Urbana Cover se apresenta no palco do Mundo Mix no sábado, às 17h30.

Primeira banda inspirada no gênero musical de Bob Marley do interior de São Paulo, a Reggae Spirit nasceu em 1987 pela iniciativa do vocalista Doc Miranda, que tem a seu lado Vitão Bittar (baixo), Giorgio Francisco (guitarra solo), Juninho Sarpa (teclado) e Fernando Junqueira (bateria). A apresentação da Reggae Spirit no Festival do Mundo Mix será no domingo (8), às 17h30, e mais tarde, às 19 horas, o vocalista Doc Miranda encerra a programação do evento com um pocket show solo. “O reggae é mais que simplesmente música, é revolução em forma de acordes sonoros” , afirma Doc Miranda. “É importante mantermos vivo o espírito do reggae e da filosofia rastafári.”

A Estação CIS-Guanabara 


Originalmente, por volta de 1890, havia na Estação Guanabara apenas uma casa para guarda e uma porteira. Conforme o relatório da Mogiana de 1891, ali se construiu uma estação e um armazém, no local chamado Guanabara. Inaugurada em 1893 como plataforma alternativa para desafogar a estação de partida original (Cia. Paulista), por alguns anos recebeu também os trens da Sorocabana que chegavam da Funilense ou de Mairinque pelo ramal de Campinas, com 13 linhas, caracterizando o intenso movimento de passageiros e mercadorias.


Localizada na praça Mauá, ao lado do Instituto Agronômico de Campinas, a estação guarda memórias dos áureos tempos campineiros. Em 2006 continuava totalmente abandonada e se tornou moradia para muitos desabrigados. Após a restauração e tombamento, o espaço foi recriado em uma proposta de Centro Cultural de Inclusão e Integração Social idealizado, vinculado e mantido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC-Unicamp). Composto pelo conjunto arquitetônico recuperado da antiga estação, o CIS-Guanabara consolida seu perfil sociocultural destinado a proporcionar condições de desenvolvimento de projetos de educação, cultura, lazer e emancipação humana por meio de ofertas públicas à comunidade de Campinas e região metropolitana.


O Mercado Mundo Mix, conhecido há mais de 20 anos como o evento que revelou as cidades por onde passou, fomentando novos lugares, bairros e novas formas de ocupação, fecha uma parceria com o CIS-Guanabara para alavancar e mostrar ao grande público da região metropolitana de Campinas mais um ponto turístico diferenciado, que está a serviço da cultura e da população.


Já estão agendadas três edições para 2018 no CIS-Guanabara. Ao longo do ano, novos projetos de ocupação e conceitos surgirão nesta iniciativa, que une o saber com o fazer através dos pilares da economia criativa.

A edição também conta com a estreia do ‘Street Food Park’, food trucks instalados na rua, com nova ambientação, atendendo à proposta original. O Mundo Mix, desde o começo, foi o grande propagador da tendência gastronômica que é a comida de rua e reafirma a importância de manter a qualidade, com preços acessíveis. Durante o fim de semana, mais de 20 veículos de economia criativa levam para a estação a verdadeira gastronomia campineira de rua.

Comentários

  1. "O Pt está colhendo o que plantou." Esta é a afirmação de um homem publico, que nunca plantou porra nenhuma. Invejoso, incompetente e boca mole.

    ResponderExcluir
  2. As declarações dos golpistas, aos ataques à caravana do Lula, não poderiam ser diferentes. Exibem o cinismo de quem tem como tarefa, destruir a própria Pátria. Mercenários escancarados.

    ResponderExcluir
  3. A proposito dos comentários dos golpistas sobre o ataque à caravana do Lula, me lembrei das declarações de um ladrão que assassinou um estudante em São Paulo. Perguntado por um reporter, por que havia matado o rapaz, respondeu com voz firme e convicta diante das câmeras: "matei porque ele ficou nervoso, e começou a tremer."

    ResponderExcluir

Postar um comentário