Vencedores do Prêmio Sesc de literatura terão obras publicadas


Os escritores que ainda têm suas obras nas gavetas ganham, neste ano, mais uma oportunidade de ter um livro publicado. As inscrições para a edição de 2018 do Prêmio Sesc de Literatura vão até o dia 16 de fevereiro. O concurso nacional é aberto a autores inéditos, nas categorias conto e romance, tendo como premiação a publicação e distribuição dos livros vencedores pela Editora Record. Os interessados devem acessar o site www.sesc.com.br/premiosesc, onde estão disponíveis o edital e o formulário de inscrição.

Para participar, o candidato, além de preencher o formulário de inscrição disponível no site, deve inserir sua obra digitalizada. O autor pode concorrer nas duas categorias – conto e romance - desde que tenha obras nunca publicadas em ambas, inclusive em plataforma online. Neste caso, as inscrições são realizadas separadamente.

Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do Prêmio Sesc de Literatura que, em 15 edições, já revelou ao mercado literário 25 autores. Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional.

Além de incluir os autores em programações literárias do Sesc, o prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes. 

Na edição de 2017, 1.503 livros foram inscritos, e levaram o prêmio o jornalista baiano Franklin Carvalho, de 47 anos, vencedor na categoria Romance com "Céus e Terra", e o professor pernambucano de Garanhuns Mário Rodrigues, de 38 anos, com a obra "Receita Para se Fazer um Monstro", uma coletânea de contos.

Todos os trabalhos são submetidos à avaliação das comissões julgadoras, compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Os vencedores serão anunciados em junho de 2018. Informações adicionais podem ser obtidas junto à organização do Prêmio pelo e-mail literatura@sesc.com.br.

Comentários