Yanto Laitano lança disco conceitual


Yanto Laitano lança, no Bar Ocidente, em Porto Alegre, nesta quarta-feira, o álbum "Yantux", disco conceitual que conta a história de um personagem excêntrico. O pianista e cantor estará acompanhado por Beto Chedid (guitarra, violão, harmônica, efeitos e voz), Filipe Narcizo (baixo e voz) e Fábio Musklinho (bateria, voz e efeitos), músico que integrou bandas como TNT e Bandalheira. O show começa às 22 horas. 

A história de Yantux é contada em 18 faixas entre canções e vinhetas. A narração da história terá um vídeo cenário, que vai interagir com os músicos, construído pelas projeções de imagens da artista Jana Castoldi.  Além das canções inéditas do novo álbum - que vai ser executado na íntegra e na ordem original com todas as vinhetas e efeitos -, Yanto Laitano vai entoar músicas do disco anterior, "Horizontes e Precipícios", como "Meu amor", "Eu não sou daqui" e "Porto Alegre Blues".

O disco estará disponível nas plataformas digitais e à venda no site do Selo180. Também poderá ser encontrado nas seguintes lojas em Porto Alegre: Boca do Disco (Rua Marechal Floriano, 474), Classic Rock (Galeria Chaves - Sala 31), Regentag (Rua General João Telles, 522) e Toca do Disco (Rua Garibaldi, 1043).

Yanto Laitano tem diversos prêmios na bagagem, incluindo Histórias Curtas (RBS), Festival de Cinema de Gramado e oito prêmios Açorianos por suas produções, duas delas publicadas no CD da revista Guitar Review, de Nova York. Fez trilhas para filmes, documentários, desenho animados, teatro, dança e circo. Foi diretor musical do espetáculo Nativitaten, em duas edições do Natal Luz. Já fez apresentações em Santa Catarina, São Paulo, Rio, Uruguai, Argentina e Cuba, além de ter composições apresentadas em concertos na Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Hungria, Irlanda e Suíça. 

É criador e diretor do espetáculo "Orquestra de Brinquedos". Desde 2007 vem pesquisando e trabalhando com a música de diferentes povos indígenas do país, compondo trilhas sonoras para documentários, filmes e exposições de arte ligadas à causa indígena e ambiental e realizando performances musicais em conjunto com lideranças indígenas como na 8ª Bienal do Mercosul e na Rio + 20. Bacharel em música e mestre em composição pela UFRGS, é professor na faculdade de Produção Fonográfica da Unisinos. 

Comentários