Três dias de música de câmara no Theatro São Pedro


O hall do Theatro São Pedro, em São Paulo( R. Albuquerque Lins, 207, Campos Elíseos), será tomado por grupos de câmara nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. Dando continuidade ao trabalho em torno da difusão e valorização da música de câmara, o teatro realiza o Ocupa Theatro São Pedro, com entrada franca, e apresentações às 10 horas, 11h30 e 13 horas.

Ao todo, são nove concertos com formações variadas de grupos de câmara e repertórios que abrangem compositores como Händel, Bizet, Beethoven, Villa-Lobos, Noel Rosa e Chiquinha Gonzaga, entre outros. Os grupos são formados por músicos da Orquestra do Theatro São Pedro. 

No dia 13, quarta-feira, a programação é destinada aos duos, e tem início às 10 horas com o duo de clarinete e harpa, com peças como 3 Gymnopedies, de Satie, e Largo da Opera Xerxes, de Händel. Às 11h30, flauta e harpa interpretam, entre outras peças, Minueto, de Bizet, Oblivion, de Piazzolla e Quem sabe, de Carlos Gomes. E para fechar o dia, às 13 horas, duas harpas dão vida a Around the Clock, de Chertok e Quando o Samba Acabou, de Noel Rosa. 

Na quinta-feira, 14, a programação começa com o Programa Mesclado, com violinos interpretando Duo Concertante, de Beriot, depois é a vez da viola, em Cadenza para Viola Solo, de Penderecki e então flauta, oboé, clarinete, trompa e fagote, juntos, para dar vida a Carmen, Suíte para Quinteto de Sopros, de Bizet. Em seguida, em Cello Convida, as cordas interpretam Concerto em dó Maior para Violoncelo, de Haydn e Concerto Grosso Op. 6 num. 8 “Fatto per lá Notte do Natale”, de Corelli. O terceiro concerto fica por conta do quinteto de metais e convidados, tocando obras como O Come, O Come Emanuelm, Good King Wencelas e Sleepers, Wake!

Já na sexta-feira, 15, o trio de trombones toca Interludio per Tre Tromboni, de Hidas e Renaissance Ballade, de Giovanni Palestrina, além de outras composições. Logo depois, será apresentado um programa em que a harpa é o foco e faz soar peças como O Canto do Cisne Negro, de Villa-Lobos, acompanhado do clarone, e Cinco Miniaturas, de Edmundo Villani-Côrtes, em que faz trio com a flauta e o violoncelo.

Por fim, encerrando a programação com grandiosidade, com piano, flauta, violoncelo, baixo e percussão interpretando Trio para Piano, Flauta e Cello em G, WoO 37 e Suíte para Flauta nº 1, de Beethoven e Bolling, respectivamente. 

Comentários