Feliz Natal com Itamar


Carlos Motta

Com o Natal, data de maior apelo comercial do ano, chegando, surgem as inevitáveis dicas de presentes, um vale-tudo enlouquecedor.

Para não ficar atrás nessa competição, deixo a minha sugestão, verdadeiro tesouro por uma pechincha: a famosa "Caixa Preta", obra completa do incrível Itamar Assumpção, pela metade do preço na loja do Sesc - de R$ 150 por R$ 75!

A caixa, que é laranja, e não preta, contém edições remasterizadas de dez discos lançados entre 1980 e 2004, e dois discos inéditos produzidos a partir de gravações de voz e violão deixadas pelo músico, completando a trilogia "Pretobrás". 

Com produção de Beto Villares ("Pretobrás II – Maldito Vírgula") e Paulo Lepetit ("Pretobrás III – Devia Ser Proibido"), os álbuns têm participações de artistas como Elza Soares, Arnaldo Antunes, Seu Jorge, Naná Vasconcelos, Zélia Duncan e Ney Matogrosso. A caixa traz ainda um livreto com textos de vários artistas e ilustrações de Antonio Peticov.

Está tudo lá, desde o disco que revelou um dos mais criativos e instigantes músicos brasileiros de todos os tempos, "Beleléu, Leléu, Eu", até o seu último trabalho em vida, "Pretobrás", o primeiro de uma trilogia que seria completada postumamente.

A caixa foi lançada em 2010 pelo selo Sesc, mas é atemporal - você pode escutar hoje como daqui a cem anos que o impacto, a surpresa, a beleza, a poesia e a coragem de ir além dos rótulos, continuarão presentes.

Itamar Assumpção é daqueles criadores cuja obra soa cada vez melhor com o passar do tempo, que é como deve ser a verdadeira arte.

No vídeo, as Orquídeas do Brasil, Tetê Espíndola e Itamar, apresentam Noite Torta", uma das suas composições mais inspiradas, de um lirismo arrebatador.

Na sala numa fruteira 
A natureza está morta
Laranjas, maçãs e pêras
Bananas, figos de cera 
Decoram a noite torta

Sob a janela do quarto
A cama dorme vazia
Encaro nosso retrato
Sorrindo sobre o criado
No meio da noite fria

Está pingando o chuveiro
Que banho mais apressado
Molhado caíste fora
No espelho minh'alma chora

Lá fora está tão gelado
Sozinha nesta cozinha
Em pé eu tomo um café
Na pia a louça suja
Me lembra da roupa suja

No tanque que a vida é

Comentários