Um mês de blues em São Paulo


Quem gosta de blues terá um mês cheio em novembro, com a realização do projeto Mostra Blues, que reúne intervenções musicais, exposição fotográfica e exibição de filmes ligados ao universo musical do gênero, em São Paulo e outras quatro cidades do Estado, tudo gratuito.

As "Blue Blitze", com o grupo O Bardo e o Banjo (foto), que explora diferentes instrumentos no ritmo do folk e bluegrass, surgiu há cinco anos a partir da experiência de tocar nas ruas, em contato direto com o público, vai estar dias 8 em Osasco, 16 em Santo André, 22 e 23 em São Paulo, e 29 e 30 em Santos. O roteiro das blitze em São Paulo inclui a Avenida Paulista, Conjunto Nacional, Reserva Cultural e Praça Roosevelt, Shopping Frei Caneca e Mackenzie. 


Até o dia 30 de novembro a Expo Blues estará no Reserva Cultural com trabalhos dos fotógrafos André Velozo e Ricardo Nunes, famosos por clicar ídolos de grandes shows de blues no Brasil. Buddy Guy, George Benson, Joss Stone, Ben Harper, Richie Sambora & Orianthi e Jamie Cullum são alguns dos astros cujas fotos foram selecionadas para enriquecer a exposição.

Para aprofundar o público ainda mais no universo blueseiro, o Mostra Blues realizará também uma Masterclass com os experientes músicos Marcos Ottaviano e Carlos “Tomati” Nascimento. O bate-papo será no dia 21 de novembro, às 15 horas, no Instituto Bacarelli. Carlos Nascimento, o Tomati, fez parte do famoso sexteto que acompanhou por anos o Programa do Jô. Marcos Ottaviano tem mais de um quarto de século de carreira, e já integrou a banda Blue Jeans e ganhou elogios de renomados artistas, como B.B.King.

Nos dias 9, 10, 16, 17 e 24 de novembro, sempre às 21h30, no Reserva Cultural, o Cine Blues traz cinco sessões de cinema que narram histórias e curiosidades do universo do Blues como os filmes "The Blues Brothers", "What Happened Miss Simone?", entre outros.

Confira o calendário completo de filmes

9/11
"What Happened, Miss Simone?"
Sinopse: documentário sobre a vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone, com gravações inéditas, imagens raras de arquivo, cartas e entrevistas com pessoas próximas da artista. O filme retrata uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos.
Direção: Liz Garbus. Filme de 2015. 
Censura 14 anos, duração de 120 minutos.

10/11
"The Blues Brothers"
Sinopse: comédia com quadros musicais de rb e soul interpretadas por grandes nomes como James Brown, Aretha Franklin e Ray Charles. O filme apresenta a banda The Blues Brothers, que continuou se apresentando após sua exibição. Com John Belushi e Dan Aykroyd. 
Direção: John Landis. Filme de 1980.
Censura 12 anos, duração de 148 minutos.

16/11
"Whiplash" 
Sinopse: o jovem músico Andrew Neiman batalha para ser o melhor baterista de jazz de sua geração. Para conseguir seu objetivo, ele padece nas mãos do professor Terence Fletcher, a ponto de seu sonho virar obsessão e colocar sua saúde em risco. Com Miles Teller e J.K. Simmons. Direção de Damien Chazelle. Filme de 2015. 
Censura 12 anos, duração de 110 minutos.

17/11
"Johnny e June"
Sinopse: inspirado na biografia do astro Johnny Cash. Premiado com o Globo de Ouro de melhor filme e Oscar de melhor atriz, além de indicações a melhor ator, som, edição e figurino. Com Joaquim Phoenix e Reese Witherspoon. Direção: James Mangold. Filme de 2005.
Censura 12 anos, duração de 110 minutos.

24/11
"Cotton Club"
Sinopse: a história do Cotton Club, lendária casa noturna do Harlem, que teve seu auge nas décadas de 1920 e 1930. Ali, apenas os negros podiam tocar e apenas os brancos podiam se acomodar na plateia.
Com Robert Evans e Richard Gere.
Direção: Francis Ford Coppola.
Censura 14 anos, duração de 130 minutos.

Serviço

Cine Blues
Local: Reserva Cultural (avenida Paulista, 900). Telefone 3287-3529, 
Horário: 21h30.
Entrada franca (Ingressos distribuídos uma hora antes, sujeito à lotação da sala. Sala 4 - capacidade – 110 lugares)

Masterclass
Local: Estrada das Lágrimas, 2317 - Vila Heliópolis 
Data: 21/11, às 15h
Entrada Franca.

Expo Blues
Local: Reserva Cultural (avenida Paulista, 900). Telefone 3287-3529. 
Data: 1 a 30/11 (de segunda a sexta-feira e aos domingos, das 10h às 22h, e aos sábados, das 10h à meia noite).
Entrada franca.

Comentários

Postar um comentário