Exposição reúne as "pipocas" de Drummond e Ziraldo


Entre 1979 e 1981, o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) publicou, na coluna que mantinha no Caderno B do "Jornal do Brasil", frases relâmpago cheias de humor que retratavam, de forma crítica, o país na época, e às quais deu o nome de “pipocas”. Admirador e amigo do poeta, o escritor e caricaturista Ziraldo percebeu que as sátiras eram charges em potencial, faltando apenas associar desenhos às palavras.


Os dois autores concordaram em juntar texto e traço, e dessa união resultou o livro "O Pipoqueiro da Esquina", publicado em 1981 pela editora Codecri. Trinta e seis anos depois, a parceria entre o poeta e o chargista, ambos mineiros, é lembrada pelo Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (IMS Rio), numa exposição com 30 dos desenhos originais guardados por Ziraldo em seu ateliê.


A mostra "O Pipoqueiro da Esquina" apresenta também bilhetes, cartas, poemas e outras peças que contam um pouco da amizade entre os dois mineiros. A curadoria é de Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS, e o projeto expositivo da cenógrafa e cineasta Daniela Thomas, filha de Ziraldo.


Para Eucanaã Ferraz, o senso de humor é uma das marcas que definem a escrita de Carlos Drummond de Andrade, desde sua estreia em livro, com "Alguma Poesia" (1930). Do mesmo modo, a atenção voltada para o fato cotidiano, como atestam versos do poema "Mãos Dadas": “O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.”

“Esse desejo radical de compreensão do seu tempo e dos seus contemporâneos faz ver o espírito de cronista que ganhou corpo numa ininterrupta colaboração com a imprensa”, diz o curador. Ele lembra que Ziraldo, por sua vez, sempre foi um apaixonado pela literatura, como comprova sua brilhante carreira de escritor.


“A parceria dos dois oferece-nos, sobretudo, retratos de um certo Brasil - alguns, sob muitos aspectos, infelizmente, atual, mas é também um elogio à amizade, ao diálogo e à liberdade”, resume Eucanaã Ferraz.

A exposição fica em cartaz até 18 de fevereiro de 2018 e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 11 às 20 horas. O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea, zona sul da cidade. (Agência Brasil)

Comentários

  1. Tá mais do que certo. Chega de falar dessa nojeira de politica(?). Por falar em pipoca, o nome do blog bem que poderia mudar para "segundo chiclete".

    ResponderExcluir

Postar um comentário