Em cartaz, a arte mais que original de Sérvulo Esmeraldo


O Instituto Ling, em Porto Alegre (Rua João Caetano, 440, Três Figueiras) apresenta, a partir do dia 28 e até 31 de março de 2018, a mostra "PulsationsPulsações - Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo", primeira exposição póstuma do artista cearense, falecido em fevereiro deste ano, pouco antes de completar 88 anos. 

"PulsationsPulsações" leva ao público uma trajetória das mais originais da arte brasileira: conhecido por seu rigor geométrico-construtivo, Esmeraldo incursionou pela escultura, a gravura, a ilustração e a pintura, tendo sido um dos pioneiros da arte cinética e autor de obras de geometria e luminosidade singulares. 


A mostra, com curadoria de Ricardo Resende, traz 84 peças - entre gravuras, matrizes, desenhos, estudos, relevos, maquetes, instalações, documentos e fotografias - que fazem parte do arquivo do IAC - Instituto de Arte Contemporânea (São Paulo/SP). Na abertura da exposição, terça-feira, dia 28 de novembro, às 19 horas, o curador Ricardo Resende e Dodora Guimarães, viúva do artista e sua companheira por quase 40 anos, farão uma conversa aberta com o público sobre a obra de Sérvulo Esmeraldo. A entrada é franca, por ordem de chegada.

Organizada a partir do arquivo de Sérvulo Esmeraldo, atualmente sob a guarda do IAC, a exposição compreende a fase em que o artista viveu na França (1957-1980). Esse arquivo documental e de acervo de Esmeraldo ficou guardado intacto por cerca de 40 anos no ateliê do artista e amigo argentino Júlio Le Parc, em Paris. 

O material permite mostrar que, por trás do artista que soube manter o espírito da criança em seu interior, existia um pensador comprometido com a pesquisa das linguagens artísticas. "Os arquivos são fonte inesgotável de informações, de experiências e vivências do processo criativo. Guardam o processo da obra e, com ele, é possível conhecer o pensamento do artista", diz Resende em seu texto curatorial. A mostra no Instituto Ling também tem origem na exposição "O Arquivo Vivo de Sérvulo Esmeraldo", de 2014, no IAC.

"PulsationsPulsações" joga luz sobre o rico processo criativo do artista em seus primeiros anos na França, uma fase de aprendizado, de iniciação nas técnicas da gravura em metal e litografia. Contempla os desenhos e as gravuras em metal que compõem esse período europeu, sob a influência do abstracionismo lírico que vigorava na capital francesa naquele momento, que seria uma resposta à "action painting" nova-iorquina. É acompanhada, ainda, de uma seleção de esculturas e de duas pinturas posteriores a essa fase, quando explorou a topologia das coisas e formas.

"São trabalhos definitivos para a compreensão da importância de sua contribuição para a arte brasileira. O que se vê no arquivo agora exposto é esse mesmo olhar e os mesmos gestos divagantes, que passam por todas as formas de representação artística, principalmente daquelas que não conhecemos. Manchas, ranhuras, rabiscos e linhas, pulsações das quais saem novas formas sobre o papel e sobre o espaço", diz Resende em seu texto curatorial. 

Para saber mais, acesse o texto curatorial completo aqui: https://goo.gl/6DCAaf

Comentários