Edu, Romero e Mauro: um encontro de três craques


O novo Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109, Centro), em São Paulo, vai ser palco do encontro de três craques da música brasileira, Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise, que vão lançar o CD "Dos Navegantes", nos dias 22 (quarta-feira, às 21 horas), 23 (às 13 e 21 horas), e 24 (às 21 horas).

Os três são amigos que se admiram mutuamente e que resolveram eternizar, em disco, todo o afeto que os une por meio das gravações de composições poucos conhecidas de Edu, com arranjos "leves" e "simples", dando ênfase às melodias e às interpretações dos três artistas. 

Assim, músicas como "Considerando", "Dos Navegantes", "O Circo Místico", "Gingado Dobrado", "Cidade Nova" e "Valsa dos Clowns", entre outras, receberam um tratamento quase camerístico, com espaço para os solos de Mauro e Romero. No show, além das 11 músicas do CD "Dos Navegantes", serão apresentadas outras  canções mais conhecidas de Edu Lobo, como "Beatriz", "História de Lily Braun" e "Choro Bandido". Os artistas ainda serão ladeados por Bruno Aguilar, no baixo; Mingo Araújo, na percussão; e Itamar Assiere, no piano.


Carioca, nascido em 1943, Edu Lobo é cantor, compositor, arranjador e instrumentista. Iniciou a carreira nos anos 60, fortemente influenciado pela bossa nova, quando numa parceria com Vinicius de Moraes, compôs "Só Me Fez Bem". Porém, com o decorrer do tempo adotou uma postura mais político-social, refletindo os anseios da geração reprimida pela ditadura militar brasileira. Nessa fase, surgiu uma parceria com Ruy Guerra e as composições engajadas "Reza" e "Aleluia". Compôs trilhas para espetáculos teatrais e de balé, participou de festivais, sendo premiado em 1965, com "Arrastão" (com Vinicius de Moraes), e, em 1967, com Ponteio (com Marília Medalha), e fez parcerias com Chico Buarque, Gianfrancesco Guarnieri, e outros artistas.

Romero Lubambo é violonista, guitarrista, arranjador e compositor, nasceu no Rio de Janeiro, em 1955. Desde 1985, tem vivido nos Estados Unidos, onde tocou e gravou com nomes como Astrud Gilberto, Dianne Reeves, Michael Brecker, Al Jarreau, Kathleen Battle, Herbie Mann, Ivan Lins, Flora Purim, Airto Moreira, Paquito D'Rivera, Harry Belafonte, Grover Washington Jr., Luciana Souza, Sérgio Assad, Dave Douglas, Odair Assad, Leny Andrade e César Camargo Mariano. É um dos integrantes do Trio da Paz.

Mauro Senise, também carioca, nascido em 1950, é saxofonista, flautista, arranjador e professor de música. Iniciou sua carreira em 1972, acompanhando Rosinha de Valença, Lúcio Alves e Johnny Alf, entre outros artistas, em shows realizados na casa noturna Le Bateau. Ainda nesse ano, formou, com Kim Ribeiro, Raul Mascarenhas, Ronaldo Aldernas e Andrea Dias, o Quinteto Pixinguinha. No início da década de 80, ajudou na criação do conjunto brasileiro de música instrumental Cama de Gato, no qual ainda toma parte como instrumentista. 

Participou, como músico de estúdio, de diversas gravações em álbuns de compositores e intérpretes brasileiros como Egberto Gismonti, Gal Costa, Ney Matogrosso, Paulo Moura, Luiz Melodia, Milton Nascimento, Chico Buarque e outros.

Comentários