Autor de "Esperando Bojangles" vem ao Brasil


A Autêntica Editora em parceria com a Embaixada da França no Brasil anuncia a vinda do francês Olivier Bourdeaut ao Brasil. O autor de "Esperando Bojangles", obra best-seller premiada na França, publicado pelas edições Finitudes e, este ano, pela Autêntica no Brasil, participará de bate-papo e sessão de autógrafos no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Nos dias 24 e 25 de novembro, sexta-feira e sábado, Bourdeaut participa de dois eventos na capital carioca. Estreia sua agenda na sexta-feira com bate-papo mediado pelo jornalista Bolivar Torres, de O Globo, seguido de sessão de autógrafos na Mediateca Espaço Cultural a Maison, à partir das 18 horas. Já no sábado, participa de uma sessão de autógrafos de seu livro no Festival du Livre do Lycée Molière, das 10 até às 11h30.

No dia 26, domingo, Bourdeaut participa da mesa Ironia e Absurdos da Existência, ao lado do jornalista Sebastien Lapaque e dos escritores Amilcar Bettega e Michel Laub, no Fórum das Letras de Ouro Preto. A mediação fica por conta da professora de Letras da UFOP Mônica Gama. O evento começa às 16 horas no Cine Vila Rica.

Escrito em apenas sete semanas, o romance "Esperando Bojangles" figurou a lista dos mais vendidos da França por mais de 50 semanas e atingiu a marca de 300 mil exemplares vendidos apenas um ano depois de seu lançamento. A obra já recebeu cinco dos principais prêmios literários do país: France Culture-Télérama, Prêmio RTL-LIRE, Prêmio France Télévision, Prêmio Emmanuel Roblès e Prêmio de l’Académie de Bretagne.

Inspirado pelo casamento de Francis Scott Fitzgerald e Zelda Sayre, Olivier Bourdeaut conta a história de um casal boêmio, narrada a partir da perspectiva de seu filho, uma criança encantadora e peculiar. Essas memórias são complementadas com comentários do pai, retirados de seu “caderno secreto”, em que relata momentos marcantes com a mulher, desde o primeiro encontro deles e o nascimento de uma imensa e profunda paixão. Num misto de humor e melancolia, o leitor vai dançar pelas páginas do romance, regido pela música que inspirou o título.

Olivier Bourdeaut nasceu à beira do Oceano Atlântico, em 1980. O Ministério da Educação Nacional francês, recusando-se a entender o que ele queria aprender, muito cedo lhe concedeu sua liberdade. Desde então, e graças à ausência de televisão em casa, ele conseguiu ler muito e sonhar imensamente. Por dez anos trabalhou no mercado imobiliário, indo de fiascos em fracassos, com entusiasmo constante. Depois, durante dois anos, foi responsável por uma agência de especialistas em chumbo, responsável por uma assistente mais diplomada que ele e responsável por caçadores de traças, mas os insetos acabaram corroendo sua responsabilidade. Também foi abridor de torneiras num hospital, faz-tudo numa editora de livros escolares e apanhador de flor de sal de Guérande, no Croisic, entre outras coisas. Sempre quis escrever, e "Esperando Bojangles" é a primeira manifestação desse desejo.

Comentários