Wagner Tiso e Gilson Peranzzetta celebram 70 anos em apresentação inédita


Dois grandes nomes da música brasileira, o carioca Gilson Peranzzetta e o mineiro Wagner Tiso, comemoraram juntos seus 70 anos de vida em 2016, e parte desta celebração deu origem a dois programas inéditos que o SescTV exibe no dia 5 de novembro, domingo, a partir das 21 horas.

O documentário da série "Passagem de Som" conversou com os artistas, que lembram suas trajetórias na música e aproveitam o encontro para visitar a Orquestra Sinfônica de Heliópolis e o MASP, na capital paulista. Na sequência, em show da série Instrumental Sesc Brasil, tocam em duo ou separados, clássicos da MPB e composições próprias. 


Peranzzetta começou a tocar piano aos dez anos de idade e desde então vem construindo uma carreira notória, que já lhe rendeu vários elogios, inclusive de Quincy Jones, importante produtor musical e arranjador, que citou o brasileiro entre seus quatro arranjadores preferidos, junto dos americanos Duke Ellington e Ted Jones e do canadense Gil Evans. O carioca já ganhou cinco prêmios da música brasileira e teve uma de suas composições como tema de série, que depois ganhou letra e foi gravada pela cantora americana Sarah Vaughan.

Wagner Tiso é um dos fundadores do grupo Som Imaginário, concebido, a princípio, para acompanhar o cantor Milton Nascimento em suas apresentações, e participou do grupo de músicos que ficou conhecido como Clube da Esquina, criado nos anos de 1960, em Minas Gerais, que teve nomes como Toninho Horta e Beto Guedes como integrantes, além do próprio Milton Nascimento.

Tiso sente-se a vontade para variar no repertório, indo do jazz à MPB e do clássico ao flerte com o rock progressivo, sem perder suas particularidades. Seu currículo ainda conta com trilhas sonoras para cinema e canções famosas, como "Coração de Estudante", que ficou conhecida na voz de Nascimento.

Com sucesso no Brasil e no exterior, Peranzzetta e Tiso acompanham, no "Passagem de Som", o ensaio da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, projeto social, cujo objetivo é transformar a vida de crianças e jovens pobres, na capital paulista, e onde o pianista mineiro já fez show. “Foi um trabalho muito bom, trouxemos grandes artistas aqui”, diz Tiso. “Nós fizemos seis anos seguidos de diversos tipos de música popular orquestrada para esse tipo de orquestra”, completa. 

Os pianistas visitaram ainda o MASP, Museu de Arte de São Paulo, onde, na década de 1980 eram realizados muitos shows instrumentais. “Eu lancei meu disco 'Coração de Estudante' aqui”, lembra o mineiro. “O MASP tem uma importância fundamental para a música instrumental”, diz o carioca, que também já tocou lá. 


O "Passagem de Som" traz depoimento de Peranzzetta e Tiso sobre suas influências musicais, como Johann Sebastian Bach, Bill Evans, Oscar Peterson, e Luiz Eça e o grupo Tamba Trio, e mostra o ensaio do duo para o show da série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência. 

No espetáculo, gravado em setembro de 2016, no Sesc Consolação, os maestros tocam composições como "Só Danço Samba" e "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; "Casa Forte", de Edu Lobo; "Chorava", de Wagner Tiso; e "Nós, as Crianças", de Gilson Peranzzetta. 

Comentários

  1. Esses dois são um tsunami de arte. Tem poder pra varrer tudo que não presta nesse mundo de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário