Mostra Curta Audiovisual resiste e realiza sua 11ª edição em Campinas


Em sua 11ª edição a Mostra Curta Audiovisual, que será realizada em Campinas, vem com o mote: renovar é resistir! Em um ano em que diversos editais não abriram, outros reduziram drasticamente o número de contemplados e muitas incertezas quebraram projetos e produtores culturais, a Mostra resiste com o apoio de parceiros e do público, apoios institucionais, contrapartida de trabalhos voluntários e financiamento coletivo - há uma campanha no Catarse aberta até o dia 6 de novembro (www.catarse.me/mostracurta). 


Com a programação mais enxuta, mas não menos diversificada e interessante do que nos anos anteriores, a mostra mentém nesta edição a proposta de ter em sua grade de programação atividades formativas e paralelas além do tradicional conteúdo audiovisual.

Neste ano haverá a cobrança de entrada simbólica para as masterclasses e na festa de abertura para contribuir com a execução do evento e para uso do espaço da festa. As demais atividades continuam gratuitas como nas edições anteriores.

Dos 341 filmes inscritos, 48 foram selecionados e serão exibidos nos quatro dias de programação divididos em 8 sessões, sendo 5 nacionais e 3 regionais. A sessão Mostrinha, com curadoria de Mauricio Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, destinada ao público infantil continua presente na grade de programação e terá 5 exibições. Os filmes participantes apresentam variedade de linguagens e incluem desde alguns dos principais curtas do país até filmes realizados de forma completamente independente.

Focando a capacitação artística a Academia Internacional de Cinema coordenará as masterclasses “Pensando a mise-en-scène no cinema” e “Os 12 elementos da cena” nos dias 24 e 25 de novembro, respectivamente. As inscrições para essas duas atividades encontram-se abertas até o dia 6 de novembro pelo site da Mostra.  Já para o público infantil haverá uma oficina de animação coordenada pelo Ideia Coletiva no CEU Esperança, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, e no Progen Satélite Íris.

E no intuito de incrementar as experiências e vivências do espectador além de promover e ampliar o intercâmbio cultural, o evento abre com um pocket show com a banda Ferdi e discotecagem de brasilidades com Dj Digão. No dia 24 de novembro a Mostra Jazz leva ao palco da Praça do Coco, em Barão Geraldo, o jazz autoral de Lucas Carrasco Quarteto. Já o Coletivo NFTR apresentará uma discotecagem no dia 25. E no encerramento da Mostra quem se apresenta é Carina Pierro Corso com projeções de Malu Tinôco na performance “Maria-sem-vergonha” no MIS.

“Através da produção audiovisual é possível promover a diversidade cultural do nosso país, por isso reforçamos a importância de resistir  com este setor que tem resultados econômicos e culturais muito significativos”, diz Mariana Maurer, diretora do evento.

Programação

23/11 - quinta-feira
9 h – Mostrinha + Oficina de Animação – Progen Satélite Iris
14 h – Mostrinha + Oficina de Animação – Progen Satélite Iris
20 h – Abertura + Sessão Alvorada + pocket show banda Ferdi + discotecagem de brasilidades com Dj Digão - Bar do Zé

24/11 - sexta-feira

9 h - Mostrinha + Oficina de Animação - CEU Esperança
14 h - Mostrinha + Oficina de Animação - CEU Esperança
15 h - Masterclass “Pensando a mise-en-scène no cinema” - Casa do Lago
19 h - Sessão Curta Campinas 1 - Casa do Lago
20 h - Sessão Paradiso - Praça do Coco
21 h - Atividade Paralela Mostra Jazz: “Lucas Carrasco Quarteto” - Praça do Coco

25/11 – sábado

11 h - Mostrinha - CEI Agostinho Pattaro
15 h - Masterclass “Os 12 elementos da cena” - MIS Campinas
17 h - Sessão Casablanca - MIS Campinas
19 h - Sessão RMC - MIS Campinas
21 h - Sessão Windsor + Discotecagem - NFTR

26/11 - domingo

18h30 - Sessão Curta Campinas 2 - MIS Campinas
20 h - Sessão Rink + Performance “Maria-sem-vergonha” - MIS Campinas

Histórico

Há mais de dez anos, a Mostra Curta Audiovisual oferece uma programação gratuita voltada à exibição e capacitação, tendo como foco principal a produção em curta-metragem. O festival promove a articulação de diferentes estéticas e gêneros do audiovisual, difundindo a produção nacional e estimulando a produção de filmes na região de Campinas. Isso, além de proporcionar atividades formativas para diversos públicos, desenvolvendo o senso crítico e empoderando o uso de tecnologias cada vez mais acessíveis.

Ao longo de sua trajetória a Mostra já exibiu mais de 800 filmes de curta-metragem, incluindo nacionais e latino-americanos, e atingiu aproximadamente 15 mil espectadores em diversos espaços da cidade, como pontos culturais e praças públicas.

Outro ponto importante da programação são as atividades paralelas com outras linguagens artísticas que buscam ampliar a vivência dos espectadores ao mesmo tempo que promovem a interação e cooperação da produção cultural local independente fomentando-a e fortalecendo-a.

A Mostra Curta Audiovisual é organizada por um coletivo de produtores culturais atuante no município de Campinas.

Serviço

Site e informações: www.mostracurta.art.br

Facebook: https://www.facebook.com/mostracurtacampinas


Endereços

Progen: R. Vanda de Castro Mendes, 312 - Cidade Satélite Íris, Campinas - SP

Bar do Zé: Av Albino José Barbosa de Oliveira, 1325 - Barão Geraldo, Campinas - SP

CEU Esperança: Rua André Grabois, s/n - Vila Esperança, Campinas/SP

Casa do Lago: Av. Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária, Campinas - SP

Praça do Coco: R. José Martins, 738 - Barão Geraldo, Campinas - SP

CEI Agostinho Pattaro: Rua Manoel Antunes Novo, 505 - Barão Geraldo, Campinas - SP

MIS Campinas: Rua Regente Feijó, 859 - Centro, Campinas - SP

NFTR: R. Alberto Cerqueira Lima, 345 - Taquaral, Campinas/SP

Comentários