Brasília Photo Show bate recorde de participantes


Imagens inscritas no 3º Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show (BPS) revelam que fotografia é conexão. E conectada a um novo tempo, a edição 2017/2018 do BPS recebeu 9.050 imagens de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, 2.650 a mais do que o número de trabalhos inscritos na temporada passada. Na manhã do dia 4 de novembro, autores dos registros vencedores estarão na capital federal para receber os prêmios e participar da festa de lançamento do livro 2017/2018. A cerimônia será no Cinemark Taguatinga Shopping e contará com a Cia. de Comédia Setebelos.


O livro contempla 402 fotografias (96 como menção honrosa), que serão expostas em uma série de mostras nas principais capitais do Brasil em 2018. Na tarde do dia do lançamento, haverá uma novidade: os autores das fotos publicadas poderão apresentar portfólios ou registros a artistas visuais da Universidade da Fotografia (UPIS), um centro de excelência da arte e da ciência fotográfica em solo brasileiro. Rodrigo Carletti, David Ayronn, Krystie Ribeiro e Cleber Medeiros formam a banca de leitura. 

No domingo, um tour fotográfico por Brasília com Edu Vergara, idealizador e curador do Brasília Photo Show, fecha a programação. O passeio contempla os principais ícones da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

O Distrito Federal liderou o número de fotógrafos inscritos na 3ª edição do BPS, com um total de 1.640, seguido de São Paulo e Rio de Janeiro, com 1.265 e 1.028, respectivamente. As imagens, entretanto, chegaram de todos os cantos do país. Setenta e sete delas vieram do exterior. 

Para Edu Vergara, o Brasília Photo Show tem contado histórias surpreendentes. “Não é só a técnica, não é só a máquina, não é só a luz. A foto é a essência da cena distante que liga vidas, lugares, tempo”, avalia. Ele cita o registro de Suzana Negrini, "Por detrás de um olhar", capa do novo livro. “É uma das imagens mais significativas do BPS. Ela revela o intangível, a conexão com uma identidade que extrapola o que a própria pessoa fotografada conhece sobre si. Ícones como Steve McCurry, autor da 'Garota Afegã', de 1984, conseguem construir essas pontes com maestria”, afirma.

Desde 2015, primeiro ano do festival, mais de 32 milhões de visitas foram registradas na página oficial do BPS no Facebook. Mais de 20 mil fotos participantes foram postadas. A primeira edição marcou 5.400 fotos inscritas e mais de 5,2 milhões de views no Facebook. A segunda, 6.400 fotos inscritas e mais de 10 milhões de views. Até o fim de 2017, a expectativa é superar 20 milhões de views. “A fotografia abre janelas incríveis. Ela congela os olhos do espectador para mostrar-lhe o antes inimaginável. O nosso festival é inclusivo, democrático, transcende o cotidiano. Seu sucesso se deve a isso”, diz.

O Brasília Photo Show é considerado o maior festival de fotografia popular do Brasil. As inscrições virtuais e gratuitas permitem que qualquer pessoa – profissional ou amadora, com ou sem recursos financeiros, possa participar. Um dos objetivos do BPS é tornar viáveis possibilidades, projetar novos talentos, e permitir a profissionais que vivam da fotografia. 

Vergara acrescenta que as infinitas conexões exibidas nos registros surpreendentes feitos com todo tipo de equipamento - smartphone, máquinas de bolso e câmeras profissionais - continuaram a tônica do projeto em 2017. “Realizamos uma curadoria com profissionais ligados a arte e fotografia, mas a votação pública pelo Facebook também aponta as fotos vencedoras. Nessa edição, o perfil do festival foi visitado por mais de 16 milhões de pessoas. Em uma única semana, tivemos mais de 1,3 milhão de pessoas acompanhando as postagens. É surpreendente”, observa.

Entre os prêmios do dia 4 de novembro estão câmeras fotográficas com lente de alta performance, celulares, créditos de viagem no valor de R$1,8 mil, certificados e estatuetas. Na cerimônia de premiação, os registros vencedores serão projetados na tela da principal sala do Cinemark Taguatinga Shopping. Em 2018, eles serão contemplados em uma série de exposições itinerantes. Em 2017, mais de 2 milhões de pessoas tiveram oportunidade de apreciar as obras premiadas na segunda edição do BPS em mostras em Brasília, Rio, São Paulo – capitais e interior -, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba.

As inscrições para o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show 2018/2019 começam em março do ano que vem e são o pretexto ideal para soltar a imaginação e os cliques. “Em 2018, teremos o reforço da Lei Rouanet, uma conquista que permitirá, no mínimo, sete exposições em locais de grande circulação em grandes capitais”, informa Vergara. 

O livro poderá ser adquirido no dia da cerimônia de premiação ou no site do BPS - http://brasiliaphotoshow.com.br/.

Comentários