Basta um telefonema


Carlos Motta

A polícia brasileira, como é notório, não se destaca pelos métodos científicos que usa para investigar os crimes.

Depende, muitas vezes, de informações colhidas de informantes, dedos-duros e alcaguetas para chegar aos criminosos.

Delatores são, portanto, peças importantes, até mesmo essenciais, para o trabalho policial. 

Num Estado ditatorial, como a Alemanha nazista, por exemplo, o delator tinha um papel fundamental para a manutenção do status quo.

Por meio deles, além dos criminosos comuns, também os inimigos do Estado eram perseguidos, presos - e eliminados.

Bastava um telefonema, anônimo, para que a polícia política fosse atrás do pobre coitado denunciado, que, ao contrário do usual no direito desde séculos, tinha de provar a sua inocência.

Claro que mutos desses "anônimos" aproveitavam a ocasião para destruir inimigos, concorrentes, desafetos.

Bastava apontar o dedo para eles, apontá-los como subversivos, terroristas, comunistas, homossexuais, ateus, gordos, magros, altos, baixos, corintianos, palmeirenses, loiros ou morenos, qualquer coisa, enfim, que não se adequasse à ideologia dominante.

Num Estado policial desse tipo ninguém, absolutamente ninguém, nem os amigos do rei, está a salvo da arbitrariedade, da violência, da tortura, do assassinato - e das vilanias de um alcagueta.

Felizmente, neste Brasil Novo, as instituições estão funcionando, a Justiça é para todos, e ninguém está acima das leis. 

Comentários

  1. Vamos ver se alguma autoridade vai tomar providências. Se não, estamos todos nós Brasileiros, pagando impostos para sermos chantageados e sob ameaça do Estado. O que é isso? Declaração de guerra ao Povo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário