IBC-Br maio: tem marola no fundo do poço


O Banco Central informou na manhã desta sexta-feira (14) que o seu indicador antecedente do PIB (IBC-Br) registrou variação negativa no último mês de maio (-0,5%). Embora já viéssemos alertando aqui neste espaço para a possibilidade de novas quedas do nível de atividade em decorrência da ausência de fatores capazes de dar impulso a um ciclo de retomada do crescimento, as vozes do mercado financeiro reunidas pelo jornal Valor Econômico estimavam que o IBC-Br de maio apontaria para um crescimento de 0,3%.


Além disso, quando se considera o resultado acumulado nos cinco primeiros meses de 2017 frente ao mesmo período de 2016 (os últimos meses sob o governo Dilma), o que se observa é também uma queda de 0,10%, a despeito dos ajustes metodológicos nas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística e que inflaram os resultados nos primeiros meses do presente ano.

Ou seja, a cada novo resultado vai ficando cada vez mais claro que, embora ocorram oscilações positivas de um ou outro segmento da economia, o arranjo macroeconômico conduzido pelo governo Temer e seus ministros-banqueiros não é capaz de dar partida a nenhum motor da demanda agregada.

Sem isso, o país deverá permanecer à mercê de eventuais impulsos exógenos (maior apetite do mercado externo, um regime climático favorável à safra agrícola) e se acostumar com a marola no fundo do poço. Sem escadas, sem mola e sem cordas, seria talvez o caso de devolver a pergunta cínica que Michel Temer fez aos brasileiros dias atrás: o que será deste pais com mais um ano e meio sob o seu governo?  (Marcelo P. F. Manzano/Fundação Perseu Abramo)

Comentários

  1. "seria talvez o caso de devolver a pergunta cínica que Michel Temer fez aos brasileiros dias atrás: o que será deste pais com mais um ano e meio sob o seu governo?"
    Resposta: só os que sobreviverem, saberão!

    ResponderExcluir
  2. Procura-se com ou sem tornozeleira.
    Individuo insidioso, entrou pela porta dos fundos do palácio, a pretexto de fazer grande reforma no imóvel. Qual o que! O pilantra expulsou a Rainha, sentou no trono e dormiu no leito real. Agora está sendo procurado pela policia e seu paradeiro é desconhecido. A policia alerta que o safado tem a mania de dizer que sabe construir pontes. Mentira. O que êle sabe mesmo fazer é cavar buraco e carregar mala. Ainda bem que isso aconteceu na Inglaterra. Ufa!!! Que alívio!

    ResponderExcluir

Postar um comentário