Golpe provoca pior recessão da história


Os dados divulgados pelo IBGE hoje apenas confirmam o que qualquer pessoa com dois neurônios já sabia: os golpistas jogaram o Brasil na pior recessão econômica de sua história. O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas produzidas no país, caiu 3,6% no ano passado. Em 2015, quando os golpistas começaram a agir contra o governo da presidenta Dilma, a economia já havia se retraído 3,8%.

Analisando na margem (comparação de um trimestre com o imediatamente anterior), é possível ver que ao longo do ano de 2016 houve uma piora do PIB. A queda se aprofundou do segundo trimestre de 2016 para o ultimo do mesmo ano. Ou seja, a recessão se acentuou ao longo do ano, como mostra o gráfico acima.


Os três setores (agropecuária, indústria e serviços) da economia foram atingidos. 

A queda na agropecuária foi de 6,6%, puxada pela agricultura. 

Na indústria, a retração foi de 3,8%, influenciada pela indústria de transformação.

Nos serviços, de 2,7%. 

O resultado catastrófico de 2016 é resultado da contração da renda, do aumento do desemprego, crescente perda de demanda da economia, e perda de investimentos no setor produtivo.

Comentários

  1. É claro que os golpistas não estão nem aì para recessão. São uma curriola especialista em "manobras" por baixo dos panos. Acredito que irão empurrando com a barriga, até a bomba explodir. Até lá, já terão engordado suas contas polpudas. Aì é moleza. É só devolver pro Lula, que êle se vira.Claro que se não ocorrer nenhum ponto fora da curva até lá, e não mudar êsse circulo vicioso da história: "a casagrande rouba o máximo que pode, e entrega o bagaço pra esquerda".

    ResponderExcluir

Postar um comentário