Investimentos, só na imaginação dos golpistas

O cenário econômico do paí se agrava a cada dia. Hoje o Ipea ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou o  Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo, que mede os investimentos em construção civil e em máquinas e equipamentos. O resultado é desastroso: queda de 1,1% em novembro de 2016 na comparação com outubro. Em relação a novembro de 2015 a queda foi maior: 11,4%. Os números contêm ajuste sazonal, ou seja, já levam em conta as especificidades e a conjuntura do período de medição.

Os dois componentes do índice comportaram-se de forma diferente em novembro. O consumo aparente de máquinas e equipamentos recuou 4,3%, enquanto o indicador da construção civil cresceu 1,8% sobre outubro, interrompendo sequência de três quedas.

O Ipea informou que, dentro do consumo de máquinas e equipamentos, houve alta de 3,6% na produção de bens de capital na comparação com outubro. No entanto, a alta na produção foi anulada pela elevação das exportações desse tipo de bem. A alta nas vendas externas foi puxada, principalmente, pela exportação de uma plataforma de petróleo no período.

O indicador da compra de máquinas e equipamentos ajuda a medir as compras de meios de produção pela indústria e, consequentemente, sua intenção de produzir. O índice corresponde à produção industrial doméstica somada das exportações e diminuída das exportações do setor.

Comentários

  1. Francamente prezado Motta, esse governo entreguista vai nos levar a situações inimagináveis. Observe por exemplo o crescimento das organizações criminosas. Vai chegar uma hora que, ou você faz parte delas, ou morre. Nas periferias das grandes cidades, e nas cidades do interior, a coisa já está bem perto disso.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso, nossos corretores imobiliarios, vendem o Patrimõnio do Povo Brasileiro à prêço de banana. E o mais triste, sob a proteção de nossas Forças Armadas(maiusculo, com fio de esperança), e da poliça federal. Peço licença ao Adir, para parafraseá-lo. VOU ALI VOMITAR, E JÁ VOLTO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário