Demanda por crédito ao consumidor encerra 2016 com o pior resultado da história



O indicador de Demanda por Crédito do Consumidor da empresa Boa Vista SCPC encerrou 2016 com o pior resultado anual de sua série histórica, iniciada em janeiro de 2010, registrando queda de 10,5%.

 Levando em consideração apenas o resultado de dezembro, houve queda de 20,1% na variação contra o mesmo mês do ano anterior, enquanto na passagem novembro para dezembro, o indicador caiu 11,6%, descontados os efeitos sazonais.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a avaliação em 12 meses mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 15,4%, enquanto para o segmento não-financeiro a diminuição foi de 7,7%.

O ano de 2016 encerrou um grande ciclo de deterioração das variáveis econômicas, fato que afetou de forma incisiva o comportamento do consumidor, segundo análise da empresa. Fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado foram apenas algumas das variáveis condicionantes desse resultado, que gerou como consequência uma maior cautela e aversão ao consumo por parte das famílias.

Mais uma vez, parabéns aos golpistas!

Comentários

  1. Vai cair! Vai cair sim! Aqui no bairro em que moro, o consumidor está correndo do crédito, e optando pelo tresoitão na cara do comerciante. A vista. Sem desconto.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! A pujança do desenvolvimento, começou sutilmente nos presidios, e já começa a se espalhar por toda sociedade.
    SOCORRO!

    ResponderExcluir
  3. Alô Motta! Tudo bem contigo? Tá se preparando pra assumir vaga no Supremo? Tá gripado? Dá uma dica!

    ResponderExcluir

Postar um comentário