Queda nos investimentos projeta futuro econômico sombrio


O resultado do PIB do terceiro trimestre - queda de 0,8% em relação ao trimestre anterior. e de 4% em relação a igual período de 2015 - evidencia a tragédia que é o governo do Dr. Mesóclise e seu bando de picaretas. E um dos principais indicadores para prever o comportamento futuro da economia, os investimentos, continuam em queda, puxando para baixo o PIB.

Os dados das Contas Nacionais Trimestrais, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, no terceiro trimestre, a Formação Bruta de Capital Fixo (que são os investimentos) recuou 3,1%. Nos últimos 12 meses, o índice acumulou queda de 13,5%.

“Vimos um recuo importante dos investimentos em função da queda nas importações de bens de capital (máquinas e equipamentos), o que tem a ver com as expectativas e com o aumento dos juros reais, o que reflete no crédito. E o país continuou tendo desempenho negativo da construção civil, que também impacta negativamente nos investimentos”, afirmou a coordenadora das Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Só para entender melhor: as maiores empreiteiras do país foram destruídas pelos zelosos e patrióticos integrantes da operação Lava Jato.


Rebeca destacou que, no terceiro trimestre, os serviços também continuam puxando para baixo o PIB por seu grande peso na economia. “Os serviços relacionados à indústria tiveram as maiores quedas, as partes de transportes e comércio foram as maiores quedas dentro dos serviços”, disse.

No caso do consumo das famílias, a retração nos últimos 12 meses alcançou 5,2%. “A gente continuou tendo indicadores ruins no mercado de trabalho, a inflação arrefeceu, mas continua alta, o crédito para pessoas físicas está apresentando taxas reais negativas, já que os juros continuam altos. Tudo isso afeta negativamente o consumo das famílias.”

Na análise dos subsetores da economia, a agropecuária teve retração de 1,4% no período, a indústria caiu 1,3% e o setor de serviços registrou queda de 0,6%. Os dados do IBGE mostram ainda que o consumo das famílias caiu 0,6% e o do governo, 0,3%. No setor externo, as exportações de bens e serviços caíram 2,8% e as importações recuaram 3,1%.

A coordenadora das Contas Nacionais ressaltou que a economia brasileira está tendo taxas negativas há sete trimestres consecutivos, ou seja, desde o começo do ano passado. “Em 2014, a gente tinha a indústria em queda e os serviços e a agropecuária ainda subindo. O consumo das famílias também crescia e tem papel relevante no PIB. Em 2015, a queda se disseminou pela economia, mas a agropecuária ainda continuava com crescimento. Agora em 2016, todas as grandes atividades econômicas, tanto a agropecuária quanto a indústria e os serviços, estão em queda. A agropecuária foi influenciada pelas quebras de safra por causa do clima desfavorável.”

Rebeca esqueceu de dizer que o governo Dilma, em 2015, foi vítima de sabotagem por parte de agentes políticos, midiáticos e empresariais, que amplificaram a crise econômica. O fim da história é conhecido por todos.

Comentários

  1. Quem tem c*, tem medo. Aqui no Brasil, as coisas desabam antes de funcionar. Lembra do prédio do politico Sergio Naia. Embarcar nessa tal "ponte para o futuro", é coisa pra valente. A maioria tira da reta, porque sabe que se bobear, a obra cai na cabeça. Essa cag*** golpista tá fedendo, e vai feder mais. Danou-se.

    ResponderExcluir

Postar um comentário