O pessimismo se generaliza


O governo golpista sobrevive completamente divorciado do resto da população, encastelado em fortalezas de cinismo e hipocrisia, tentando, desesperadamente, cumprir as ordens de seus patrões para destruir o pouco do Estado de bem-estar social que existia no país.

A cada dia surge uma notícia para desmentir qualquer possibilidade de o Brasil retomar, ao menos em médio prazo, o caminho da recuperação econômica - a recuperação moral e ética, tudo indica, é impossível.

Hoje, a insuspeita Agência Brasil, chapa branquíssima, divulga o resultado de um interessante índice da FGV, o "Indicador de Incerteza da Economia".

E, adivinhem, ele está nas alturas!

Para quem se interessar, a íntegra da notícia vai a seguir.

É de chorar de tristeza...


Índice de incerteza da economia
volta a aumentar em dezembro

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) aumentou em dezembro pelo segundo mês seguido. O índice passou de 126,4 em novembro para 136,4 pontos em dezembro.

Os dados foram divulgados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). A alta de 10 pontos levou a que o indicador atingisse o seu maior nível desde julho do ano passado.

Para o economista da FGV, Pedro Costa Ferreira, a reversão da tendência de queda observada entre julho e outubro confirma "o retorno a um período de elevada incerteza econômica no Brasil”.

Elevação de juros norte-americanos preocupa economia mundial em 2017
Segundo ele, no entanto, apesar de o aumento de 10 pontos ser "expressivo" para um mês, "é necessário ressalvar a alta volatilidade deste indicador, que vem sendo bastante influenciado pelos acontecimentos políticos ao longo de todo ano”.

Influência da mídia

Os dados divulgados pela FGV indicam que, em dezembro, o componente que mais contribuiu para a alta do Indicador de Incerteza da Economia no país, entre novembro e dezembro deste ano foi o Indicador de Incerteza da Economia Mídia (o IIE-Br Mídia).

Com contribuição de 8,7 pontos na composição do indicador brasil, o IIE-Br refletiu “o aumento expressivo no número de notícias com menção à incerteza em matérias sobre economia na imprensa brasileira”.

Já o componente IIE-Br Expectativa contribuiu com apenas 1,3 ponto para o aumento do indicador geral em dezembro, enquanto o IIE-Br Mercado manteve-se estável no mês, de um mês para o outro.

Comentários

  1. Incerteza? Francamente, quem ainda não chegou à conclusão que estamos fufu e mal pagos nesse governo golpista..... Eu já reforcei minha dispensa com sorvete importado,desculpem,digo, com alimentos não pereciveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário