segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Retração de vendas no Dia das Crianças atinge todas as classes sociais


Consumidores de todas as classes sociais estão mais retraídos em relação às compras para o Dia das Crianças, segundo sondagem realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O levantamento mostrou que 66% pretendem comprar presentes para a data, uma queda de 9 pontos percentuais em comparação aos 75% do ano passado.

A maior queda na intenção de compra para o Dia das Crianças ocorreu na classe C, em que 65% planejam consumir para a data, em relação a 80% em 2015. Na classe A/B o recuo foi de 72% no ano passado para 61% este ano e na classe D/E a redução foi de 74% para 67%.


59% da classe C e 56% das classes D/E e A/B, respectivamente, gastarão a mesma quantia ou menos que no ano passado, com o presente para o Dia das Crianças. No ano anterior, 63% dos respondentes da Classe C estavam dispostos a gastar o mesmo valor.

O valor do presente para o Dia das Crianças também não vai crescer: 62% dos consumidores da classe D/E gastarão até R$ 100, contra 57% registrados em 2015. Na classe C esse peorcentual é de 51%, contra 39% do ano passado. Já o valor médio não deverá ultrapassar R$ 198 (queda de 9,1% em comparação ao valor médio gasto anteriormente).

O pagamento de outras despesas foi citado por 31% dos entrevistados da classe D/E e 29% da classe C como principal causa da retração no consumo para a data. Já os respondentes da classe A/B dividiram-se em 50% entre os que vão gastar menos por conta do aumento dos preços e os outros 50% por conta da redução de renda ou salário.

Em todas as classes, o desejo da criança será levado em conta pela maioria dos respondentes, no momento da escolha do presente. O fator preço vem logo em seguida. Além disso, 42% dos consumidores da classe C têm a intenção de presentear com brinquedos. Nas classes DE este percentual cresce 6p.p. (de 40% para 46% das menções), neste ano.

Um comentário:

  1. Acho que o Comércio deveria instituir o Dia do Vigarista. Afinal eles fazem parte definitivamente da nossa Sociedade, e até ocupam altos cargos na nossa..........República?
    Claro tomando o devido cuidado pra não levar beiço. Vão vender pra caramba e ficar felizes. Ulalala!

    ResponderExcluir