O arquivo vivo virou um peso morto

A prisão do ex-deputado federal Eduardo Cunha, por ordem do juiz Moro, dá o que pensar.

Afinal, foi pedida e cumprida apenas um dia depois de o mesmo juiz ter dado um prazo de dez dias para o ex-deputado apresentar a sua defesa na acusação de ter recebido propinas em um contrato para exploração de petróleo na África e de usar contas na Suíça para lavar dinheiro. 

O fato é que a sua prisão ocorre num momento em que são cada vez mais fortes os boatos da iminente detenção, também por ordem do mesmo juiz, do ex-presidente Lula.

O senso comum, escorado na notória partidarização da atuação do juiz Moro, em colaboração com integrantes do Ministério Público, Polícia Federal e Judiciário, indica que a prisão de Cunha visa tão somente contrabalançar a de Lula.


Há ainda quem diga que o juiz Moro não poderia ter tomado outra decisão, tal o peso das provas contra o ex-deputado e o seu notável poder econômico, capaz de, facilmente, obstar as investigações - se é que elas existem na Lava-Jato.

E, ainda, há aqueles que supõem que a prisão de Cunha nada mais é que o gatilho que acionará a deposição de Temer, que estaria envolvido, até o pescoço, nos negócios do ex-deputado, abrindo caminho para a ascensão de um tucano ao poder central.

Seja lá o que estiver por trás da medida, uma coisa é certa: os seus desdobramentos não serão poucos e nem pequenos.

Cunha é um homem bomba, que abusava de sua condição de parlamentar para aumentar sua influência na República e se blindar contra possíveis consequências de seus atos.

Refestelou-se, lambuzou-se tanto que nem mesmo o trabalho sujo que prestou à plutocracia, conduzindo o golpe que destituiu a presidenta Dilma, foi capaz de preservá-lo.

A marca de corrupto em sua testa ficou visível demais, mesmo neste país de corruptos.

O arquivo vivo virou um peso morto.

Foi preciso removê-lo do escritório para o porão, onde, longe dos olhos, seu destino será selado. (Carlos Motta)

Comentários

  1. Tempos de golpe. Escândalo em cima de escândalo. Golpista chantageando golpista. Golpista prendendo golpista. Golpista fazendo nossos ouvidos de penico. E o País indo pro brejo. É uma zona.

    ResponderExcluir

Postar um comentário