Movimento do comércio já caiu 4,7% em 12 meses

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o movimento do comércio caiu 4,7% no acumulado em 12 meses (desde outubro de 2015 até setembro de 2016 diante dos 12 meses antecedentes). Na avaliação dos dados com ajuste sazonal, setembro apresentou queda de 2,1% frente a agosto. Já na comparação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve diminuição de 2,5%, enquanto no acumulado do ano a variação foi de -3,9%, mantida a base de comparação.


Na análise mensal, entre os principais setores, o Móveis e Eletrodomésticos apresentou queda de 4,9% entre agosto e setembro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de -5,0%.

A categoria Tecidos, Vestuários e Calçados caiu 1,0% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 7,0%.

A atividade do setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas caiu 0,2% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 5,1%.

O segmento de Combustíveis e Lubrificantes apresentou variação neutra em setembro considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 5,1%.

Comentários