Inadimplência do consumidor cresce 4,7% em setembro

A inadimplência do consumidor aumentou 4,7% em setembro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC, descontados efeitos sazonais. No acumulado em 12 meses (entre outubro de 2015 e setembro de 2016 contra os 12 meses antecedentes) a inadimplência subiu 1,8%. Na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, setembro apresentou queda de 3,4%, enquanto no acumulado do ano houve alta de 0,5% frente ao mesmo período do ano anterior.




Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, a maior elevação ocorreu no Norte (4,7%), seguida das regiões Nordeste (3,2%), Centro-Oeste (3,1%) e Sudeste (1,6%). Já a região Sul obteve queda de 1,0%.

Segundo o Boa Vista SCPC, a cautela do consumidor, a fraca atividade econômica e a respectiva diminuição do endividamento das famílias têm agido de modo a compensar os fatores macroeconômicos que pressionam negativamente o orçamento das famílias, tais como como inflação em níveis elevados, aumento do desemprego e diminuição da renda.

Comentários

  1. A inadimplência vai crescer, e por tabela a sonegação de impostos. Ou seja nossos governantes governam para si próprios e que se dane o resto.É o recado da Pec 241.

    ResponderExcluir

Postar um comentário