Brasileiro desiste de comprar a crédito

O indicador de Demanda por Crédito do Consumidor da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontou queda de 7,3% até setembro na variação acumulada em 12 meses (outubro de 2015 até setembro de 2016 frente aos 12 meses antecedentes). Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior o indicador caiu 15,7%, enquanto na variação contra agosto de 2016 houve retração de 9,8%, descontados os efeitos sazonais. Os dados são nacionais.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a avaliação mensal dessazonalizada mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 14,6%, enquanto para o segmento não-financeiro a diminuição foi de 6,8%.

Altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado são algumas das variáveis condicionantes do resultado, segundo os analistas da Boa Vista SCPC. Assim, a expectativa é de que a demanda por crédito continue em território negativo, aferindo níveis positivos na tendência (variação acumulada em 12 meses) somente a partir de 2017.

Comentários

  1. O Brasileiro tem esperança de voltar a comprar à crédito em breve. Agora se ele vai conseguir pagar as prestações, vai depender da inauguração da ponte para o futuro. Tá prevista pra quando mesmo? Será que vai atrasar? Com a palavra Moreira Franco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário