Governo arrecada 10% menos em agosto. A economia afunda

O desastre da economia sob o império dos golpistas se acentua. 

Cinco meses depois que tomaram de assalto o governo central, com a promessa de que fariam o país viver uma era de prosperidade sem igual, os golpistas veem a atividade econômica definhar a cada dia, a cada divulgação de novos dados.

O vexame vai se consolidando - e, desgraçadamente para o povo brasileiro, a recessão vai se aprofundando.

A má notícia do dia é sobre a arrecadação federal.

Segundo a Receita, o governo federal arrecadou R$ 91,808 bilhões em impostos e contribuições em agosto, resultado que representa queda de 10,12 % em relação ao mesmo período de 2015, corrigida a inflação pelo IPCA, utilizado pelo governo para estabelecer as metas. É o pior resultado desde agosto de 2009.

No acumulado do ano, a arrecadação federal somou R$ 816,188 bilhões, queda de 7,45% na comparação com o mesmo período do ano passado, também corrigido o IPCA. É o pior resultado acumulado desde 2010.

De acordo com a Receita, entre os principais fatores que influenciaram os números entre janeiro e agosto de 2016 estão o desempenho dos principais indicadores macroeconômicos, incluindo a produção industrial, com queda de 9,24% entre dezembro de 2015 e julho de 2016, e a venda de bens e serviços que teve impacto negativo de 9,64% na mesma comparação.

Houve ainda, no período, queda nas vendas de serviços, de 4,79%, e no valor em dólares das importações, com decréscimo de 27,02%. A massa salarial nominal cresceu 3,49%.

“O resultado da arrecadação foi fortemente sensibilizado pelo fraco desempenho da economia e também por dois fatores que nós detectamos. O primeiro foi a queda nos parcelamentos [de tributos atrasados], que este ano foram menores do que os recebidos em mesmo período do ano passado. Outro fator foi o volume de compensações, que os contribuintes se utilizaram mais do que em agosto do ano passado”, jusitificou o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Rodrigues Malaquias.

Sobre as compensações, Claudemir informou que a Receita Federal deve anunciar na próxima semana uma operação para identificar os motivos do crescimento em agosto, sem dar maiores detalhes.

As compensações reduzem a arrecadação porque o contribuinte utiliza créditos que têm com o Fisco para abater dos tributos devidos. “A compensação é uma forma de quitação dos tributos federais, que o contribuinte pode realizar com créditos que ele possui perante a Fazenda Nacional . Quanto ele se utiliza dessas compensações, o valor a pagar é menor com recursos próprios e isso diminui a arrecadação”, explicou.

Comentários

  1. Certamente aparecerá um gaiato pedindo desculpas pelos transtôrnos: "são as obras da ponte para o futuro". Cara de pau e incompetência, é a marca de todo vigarista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário