Brasil Novo diminui salários dos trabalhadores

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresenta balanço das negociações dos reajustes salariais do primeiro semestre de 2016 em 304 unidades de negociação dos setores da Indústria, do Comércio e dos Serviços, em todo o território nacional. 

Entre 2012 e o início de 2015, havia uma certa regularidade no comportamento das negociações salariais, com prevalência de reajustes acima da variação do INPC-IBGE, raros casos de reajustes abaixo da variação desse índice e aumentos médios reais superiores a 0,25%. O quadro muda em 2015. 

No caso, para o primeiro semestre de 2016, cerca de 24% dos reajustes resultaram em aumentos reais, 37% em valor igual à inflação e 39% em reajustes abaixo da inflação, tomando por referência a variação do INPC-IBGE em cada data-base. Em função deste quadro, a variação real média dos reajustes no primeiro semestre foi negativa: 0,50% abaixo da inflação, o pior desempenho desde 2003.

A análise do balanço dos reajustes do primeiro semestre de 2016 mostra que os trabalhadores têm encontrado mais dificuldades em ampliar ou manter o poder aquisitivo dos seus salários, em quadro semelhante ao da década de 1990 e começo dos anos 2000. De fato, o desempenho das negociações coletivas reflete a crise: a inflação ainda se sustenta em patamar relativamente elevado, o desemprego aumentou abruptamente desde 2015 e a atividade econômica continua em queda. (Ana Luíza Matos de Oliveira, economista/Fundação Perseu Abramo)

Comentários

  1. Não seja pessimista. Os funcionarios publicos estão tendo aumento de salarios. Ops!! Desculpe. Esqueci que não são trabalhadores. São funcionarios da embaixada americana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário