Lendária banda Bacamarte encerra festival de rock progressivo


A banda de rock progressivo Bacamarte (foto) comemora seus 45 anos de formação com um show nesta sexta-feira, 25 de outubro, no Teatro Municipal de Niterói, às 20 horas, encerrando o III Carioca Prog Festival. Fundada em 1974 por Mario Neto e Sergio Vilarim, a banda veio a gravar de forma independente o álbum “Depois do Fim”, em 1979. O disco, porém, foi lançado somente em 1983, depois de ter suas músicas entre as mais tocadas pela rádio Fluminense FM.

O álbum vendeu milhares de cópias em países como Alemanha, Itália, Rússia e, principalmente, Japão. Em 1999, foi lançado o álbum "Sete Cidades", que também teve sua tiragem esgotada rapidamente.

Em 2009, depois de vários anos desaparecido das prateleiras e tendo se tornado item de colecionador disputado por amantes do gênero no Brasil e no exterior, “Depois do Fim” foi relançado pela Som Livre, em versão remasterizada diretamente da fita master original.

No Teatro Municipal de Niterói, a banda será formada por Mario Neto (guitarra e violão), Marcus Moura (flauta e acordeon), William Murray (contrabaixo), Robério Molinari (piano e teclados) e Alex Curi (bateria), com a participação especial da cantora Jane Duboc. No show serão tocadas músicas dos discos "Depois do Fim", "Sete Cidades" e outras inéditas.

“Depois do Fim” é hoje citado como um dos melhores trabalhos do rock progressivo da década de 1980 e encabeça a lista das grandes obras do gênero produzidas no Brasil, como as do O Terço, Os Mutantes e O Som Nosso de Cada Dia. O reconhecimento internacional desse trabalho é constatável nos rankings dos melhores discos de rock e rock progressivo de todos os tempos.

A partir de 2012, o Bacamarte retornou aos palcos, se apresentando em shows no Teatro Rival – RJ (2012), Circo Voador – RJ (2012), Sesc Belenzinho – SP (2014), Teatro Municipal de São Paulo – SP (2015), Festival Psicodália – SC (2019) e Sesc 24 de Maio – SP (2019). (Foto: Liza Bueno)

Comentários